sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Inimigo do engajamento profissional

Para quem é gestor e está preparado para enfrentar duras verdades, este livro é uma fonte rica, praticamente inédita, para reduzir as frustrações de equipes e aumentar a produtividade. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.

Escrito por dois líderes da divisão de pesquisas com empregados do Hay Group - que, em parceria com a revista Fortune, identifica as "Empresas mais Admiradas do Mundo" - O inimigo do engajamento profissional, lançado no Brasil pela Campus/Elsevier, desvenda um conjunto de mazelas cotidianas que afetam as organizações: falta de treinamento, fluxos ineficazes de trabalho, comunicação deficiente e feedback inadequado sobre o desempenho.

Dados recentes coletados pelos consultores de gestão do Hay Group indicam que vários empregados de alto potencial também são empregados frustrados. Empregados altamente engajados, mas que enfrentam barreiras no trabalho - barreiras como burocracia, prioridades em constante mudança, e exigências contínuas para fazer mais com menos - representam 20% ou mais da força de trabalho. A pesquisa também indica que esses empregados, com o tempo, podem sentir-se desengajados ou desligar-se da empresa, indo em busca de um lugar melhor. A grande maioria deles, porém, começou sua carreira como empregados dedicados e esforçados, ansiosos para contribuir para os objetivos da empresa.

Esses problemas são questões gerenciais persistentes que contribuem para longas horas de trabalho, níveis nocivos de stress e altos níveis de frustração dos empregados. Baseado em pesquisas inéditas conduzidas pelo prestigiado Hay Group, os autores evidenciam que são necessárias práticas de gestão bem fundamentadas e direcionadas para dar suporte aos empregados.
Trata-se de um livro que não se limita a apontar as barreiras organizacionais que impedem os empregados de alto desempenho de fazer seu trabalho. É de fato uma leitura que vai além e oferece conselhos práticos e sensatos para solucionar tais problemas. Os leitores aprenderão a aproveitar melhor as habilidades e competências de seus empregados, e a fornecer-lhes os recursos de que precisam, incluindo objetivos e expectativas claras e informações adequadas, autoridade para tomar decisões e suporte colaborativo para executar o trabalho.
"Os gestores são bombardeados por mensagens sobre o quanto é importante motivar e inspirar as pessoas. Pouquíssima atenção, no entanto, tem sido dispensada à forma como os gestores podem traduzir com mais eficácia a motivação dos funcionários em níveis ótimos de desempenho. Em um sentido real, a frustração no ambiente de trabalho é inimiga do engajamento. Embora existam várias coisas que os gestores possam fazer por conta própria para posicionar funcionários motivados para o sucesso, eles certamente precisam de apoio dos líderes na criação de foco e de responsabilidade para o suporte dos empregos em toda organização", explicam os autores.


Fonte: Portal RH





FM

0 comentários:

Postar um comentário