segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que eu posso fazer para evitar conflitos disfuncionais?

Podemos definir conflito como um processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante, portanto o conflito precisa ser percebido pelas partes envolvidas; a existência ou não de conflito é uma questão de percepção.Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre esse assunto.



A partir de divergências de percepção e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Desde as mais leves até as mais profundas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessário da vida grupal.

As divergências interpessoais passam geralmente por cinco etapas, que apresentam dificuldades crescentes para a sua resolução:
1ª. Etapa: Antecipação (mal-estar primeiros sintomas).
2ª. Etapa: Conscientização (sensação de dificuldades, porém não expressas).
3ª. Etapa: Discussão (pontos de vista declarados).
4ª. Etapa: Disputa aberta (discussões tendentes a antagonismo).
5ª. Etapa: Conflito aberto (posições definidas tendentes à radicalização).

O conflito, em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter conseqüência funcionais e disfuncionais, a depender da sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

Conflitos funcionais: São aqueles que estão à serviço dos objetivos do grupo e melhoram seu desempenho. O conflito funcional previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda sua resolução. Funciona, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

Conflitos disfuncionais: São aqueles que atrapalham o desempenho do grupo e criam obstáculos para a melhoria do desempenho organizacional. A energia das pessoas e do grupo estão à serviço do conflito e não dos objetivos e metas.

Conflito de relacionamento: Conflito baseado nas relações interpessoais. Em geral conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais. Isso porque o atrito e hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades (egos) e reduzem a compreensão mútua, diminuem a racionalidade impedindo a realização das tarefas.

Conflito de Tarefa: Conflito relacionado ao conteúdo e aos objetivos do trabalho. Esse conflito é funcional quando seu nível fica em baixo e moderado porque estimula a discussão de idéias que ajudam o trabalho do grupo e consequentemente tem um efeito positivo no desempenho do mesmo.

Conflito de processo: Conflito sobre como o trabalho é realizado. Para que o conflito de processo seja produtivo, isto é funcional, seu nível deve ser baixo. Muita discussão sobre quem deve fazer o que se torna disfuncional quando gera incertezas sobre os papeis de cada um, aumenta o tempo de realização das tarefas e leva os membros ao retrabalho.

Níveis baixos de conflito de tarefa e de processo tendem a melhorar o desempenho da equipe.

O QUE EU POSSO FAZER PARA EVITAR CONFLITOS DISFUNCIONAIS

1)     Procurar conhecer a cultura da empresa e conhecer as pessoas o mais rapidamente possível.

2)     Criar uma atmosfera afetiva utilizando o senso de humor positivo e construtivo.

3)     Estudar e aprimorar a minha forma de aprender, captando rapidamente a necessidade de mudança pessoal, interpessoal e comportamento gerencial - tendo em vista a cultura e perfil das pessoas - observando a reação dos outros para suas tentativas de influencia e desempenho e me ajustando de acordo.

4)     Procurar desenvolver minhas habilidades interpessoais, aperfeiçoando a arte de saber ouvir e falar, solicitando e fornecendo feedback efetivo e sendo sensível à necessidade de mudança pessoal e mudando de acordo.

5)     Cuidar da comunicação fornecendo as informações que as pessoas precisam para fazer seus trabalhos, para que possam tomar decisões precisas e corretas e fornecem informações no tempo apropriado.

6)     Procurar trabalhar de forma organizada, gerenciando meu tempo, realizando atividade de forma ordenada, definindo prioridades e sabendo dizer “não”. Desenvolvendo atenção concentrada quando necessário e também capacidade para realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

7)     Desenvolver espírito de equipe, procurando sentir-me bem no trabalho em conjunto e adaptando-me ao time, a unidade e a organização como um todo.

Link: http://portal.pr.sebrae.com.br/blogs/posts/gestaodepessoas?c=1633


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