quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 maneiras de celebrar as conquistas com sua equipe

O mês de dezembro já anuncia que o Ano Novo está prestes a chegar e que durante doze meses sua equipe se esforçou para alcançar resultados, superar desafios, enfim, colocou a "mão na massa" para contribuir com o negócio. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.

Normalmente, nesse período, as confraternizações são frequentes e muitas pessoas adoram a oportunidade para fugir do regime. Mas será que o líder precisa esperar, obrigatoriamente, que a empresa promova alguma festividade para comemorar as conquistas de 2012 com sua equipe? Penso que não e abaixo segue algumas alternativas simples, mas que podem deixar seu time satisfeito.

1 - Em primeiro lugar, veja quantos membros têm sua equipe e que atividades podem ser adequadas e mais viáveis para a sua realidade. Não adianta pensar em algo muito magnânimo se tudo acabar numa grande dor de cabeça.

2 - Antes de programar algo, leve em consideração as características gerais da equipe. O seu time é regido pela diversidade? Se for, pense bem antes de pensar em algo que possa ser considerado algo agitado demais para quem já faz parte da turma da "boa idade". Da mesma forma, pense nos membros como os da geração Y. Será que eles gostam de marasmo? Por isso, leve suas sugestões para que seja feita uma votação democrática e peça ideias ao seu time.

3 - Há quem imagine que uma confraternização tem que ocorrer em locais que peçam grande investimento. Uma alternativa econômica e prática é reunir a equipe em um horário que não atrapalhe suas atividades. Pergunte o que eles acham de fazerem uma confraternização "mais informal", onde cada um pode apresentar aos demais colegas seus dons culinários (doces ou salgados). Caso o forte de alguém não seja esse, contribuir com refrigerantes, copos ou pratos descartáveis, por exemplo, é uma colaboração que será bem-vinda. Se a empresa permitir, o próprio local de trabalho pode ser o cenário para essa confraternização com sua equipe.

4 - Outra sugestão interessante e que não requer custo alto é marcar um cinema ou mesmo um teatro com a equipe. Geralmente, esse é o tipo de diversão que agrada a todos e, na sequência, um lanche onde cada um poderá escolher o que quiser complementa a "festa".

5 - Sua cidade possui um jardim zoológico ou mesmo um parque central que permita sua equipe passar horas agradáveis? Há quanto tempo seus colegas de trabalho não param para fazer esse tipo de programa? São outros locais interessantes e que também agradam pessoas de todas as idades.

6 - Sua equipe está conectada com a história da cidade, do país ou do mundo? Há museus interessantes que resgatem as origens da região e que mostrem um pouco das raízes da população? Museus não são apenas locais que guardam objetos empoeirados, mas que possuem informações valiosas e que estão à disposição de quem quiser conhecê-las. Use a criatividade quando sugerir alternativas para realizar a confraternização da sua equipe.

7 - Um passeio a um clube também deixará seu time animado. Lá, poderão ser formadas equipes e até mesmo promovido um campeonato de "última hora". Quem não entrar na quadra, pode ficar na torcida organizada. Tudo, logicamente, para valorizar a integração e a descontração do dia a dia de trabalho.

8 - Se alguém da sua equipe tem um sítio, uma casa de praia e ofereça o espaço para a confraternização, avalie a ideia com carinho. Mas não chegue para perguntar se seu colaborar poderia ceder o espaço, pois ele poderá se sentir constrangido em dar uma resposta negativa.

9 - Caso o pessoal da sua equipe seja animado, durante a confraternização promova um amigo oculto. Normalmente, as pessoas fazem o sorteio de quem irá presentear com antecedência, mas também existe a alternativa de pedir que cada um leve um presente para o amigo oculto e o sorteio dos nomes seja realizado durante o evento. Aqui valem somente presentes que possam ser dados tanto para homens quanto para mulheres como, por exemplo, livros, CDs, entre outros.

10 - E o que falar para a equipe durante esses encontros? Na posição de líder, faça uma pequena retrospectiva dos momentos mais relevantes que marcaram 2012. Lembre-se de agradecer a contribuição de cada um, independentemente da função ou do tempo de "casa" de cada um e convide a todos para enfrentarem os novos desafios. Abra espaço para aqueles que queira deixar sua mensagem de Fim de Ano para os colegas. O importante é que a celebração entre você e sua equipe seja uma constante. Quando uma conquista surgir, uma nova ideia for alcançada, celebre o dia a dia porque é isso que estimulará a todos se reunirem para comemorar o que foi vivenciado ao longo de 12 meses.

Fonte: RH.com.br

FM


0 comentários:

Postar um comentário