segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Entusiasmo Sempre

A entrada de um novo ano é sempre uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nossa vida, sobre o que conseguimos conquistar e aprender no período que está se encerrando, e sobre nossas metas para o período que se inicia. Quem não faz isso está perdendo uma excelente oportunidade. Mesmo que não tenha feito isto no Reveillon, sempre é tempo. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.





No último final de ano, estimulando ainda mais esse tipo de reflexão, muitas pessoas receberam por e-mail, e passaram adiante, um belo poema de Carlos Drummond de Andrade, "Receita de Ano Novo", que termina assim:
"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."
Dentro de cada um de nós também existe uma força poderosa, diretamente ligada à energia vital, que é o Entusiasmo. Você, amigo leitor, que me conhece de palestras ou livros, sabe que este é um dos meus assuntos preferidos. Realmente, sou entusiasmado pelo entusiasmo. E como tenho certeza de que serão muitos os desafios que você enfrentará em 2013, eu gostaria de lhe apresentar dez premissas básicas para ter entusiasmo em sua vida. São idéias simples, mas é da simplicidade que brotam grandes feitos.
•  Cultivar um sonho, um objetivo de vida.
•  Caminhar persistente e confiante em direção ao seu objetivo.
•  Desenvolver seus talentos com disciplina e dedicação.
•  Acreditar na sua capacidade e entregar-se de coração a tudo o que fizer.
•  Viver plenamente cada minuto, focalizado no aqui e no agora.
•  Manter o bom humor, a gentileza e a generosidade em todos os ambientes que você freqüentar.
•  Cuidar bem do seu corpo, com exercícios físicos adequados e alimentação sadia.
•  Manter sua mente alimentada com novos conhecimentos e idéias positivas.
•  Ousar com criatividade e bom senso, sabendo arriscar-se com preparo, prudência, intuição e coração.
•  Rezar com fé e gratidão, renovando sempre suas energias na própria fonte do Entusiasmo: o Criador.
Se você estiver lendo esta revista no mês de fevereiro, excelente. Dá para praticar uma dessas premissas por mês e chegar ao final de 2013 com o caminho todo percorrido. Se deixou para ler a revista mais tarde, ou se pegou neste artigo meio por acaso para ler muito tempo depois, não faz mal: sempre é tempo de despertar a fonte de energia que existe dentro de você . Incorporando essas premissas ao seu dia-a-dia, de modo consciente e persistente, com toda certeza você chegará à de número 10 com o entusiasmo em sua plenitude.
Isso fará, sem dúvida, uma grande diferença em sua vida pessoal e profissional. O verdadeiro entusiasmo promove uma "revolução positiva" , como afirmou o cientista Edward De Bono. Conceitos desse tipo são atualmente valorizados pelas melhores empresas do mundo, que procuram cultivar um clima positivo de aprimoramento incessante e permanente desafio em seu ambiente interno, com o poder de contagiar toda a equipe.
O ideal é que o entusiasmo esteja em todos os integrantes da empresa para que a motivação atinja seu ponto máximo e tudo prospere. Mas se o lugar onde você trabalha não for bem assim, não se deixe abater: comece por você. Saia da mesmice. Surpreenda seu colega, seu chefe, seu cliente, com bom humor, mais empenho no que faz e alegria de viver. Vida é movimento constante. Não basta saber seu trabalho por ser formado nisso e ter capacidade comprovada ao longo dos anos. Mais do que nunca é necessário que você se atualize a cada momento, buscando sempre se aperfeiçoar... e surpreender.
Em meus contatos com centenas de empresas, realizando palestras por todo o país, observo há muitos anos os profissionais das mais diversas áreas, e consegui traçar um perfil daqueles mais bem-sucedidos, tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal. Esse perfil pode ser resumido em quatro requisitos, muito simples. Estão ao seu alcance. Basta querer e empenhar-se para estar...
•  ... informado sobre o que se passa no seu país e no mundo;
•  ... preparado para lidar com as novas realidades do mercado;
•  ... disposto a aprender sempre para estar capacitado em novas situações e técnicas;
... acima de tudo, entusiasmado com a vida!
Fonte: Prof. Gretz



KS

0 comentários:

Postar um comentário