sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Muito trabalho, pouco estresse.

Vivemos atualmente na era do "bem-estar", onde os olhares da indústria e da comunicação estão focados ao estilo de vida saudável. Diante disso, há muitas discussões sobre o impacto do estresse na saúde das pessoas e as diversas maneiras de combatê-lo. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.
Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer um acompanhamento psicológico, por exemplo, são ações que ajudam a amenizar os sintomas do estresse. No entanto, há muitos questionamentos sobre esses métodos. Se na maioria das vezes o estresse está diretamente relacionado ao trabalho, como reduzir o seu nível já que passamos a maior parte do tempo trabalhando?
Arrumar uma ou duas horas por semana para se dedicar aos cuidados pessoais é um luxo para poucos. Mas expressar as emoções, conversar com um amigo ou familiar sobre o assunto, pode ser realmente eficaz e ajuda a reduzir a ansiedade e a tensão, além de demandar poucos minutos. Pensando nisso, a Editora Évora traz ao mercado editorial o livro "Muito Trabalho, Pouco Stress - Conheça Joe Labor, e talvez um pouco mais de você" do executivo André Caldeira. Para o autor, falar sobre o tema "abre os olhos para uma realidade muito comum, que faz parte da rotina de muitos, e que afeta e prejudica tantos outros, mas que é um ponto em comum na vida profissional de quase todos".
Inspirado no Blog que dá nome ao livro, "Muito Trabalho, Pouco Stress" é uma obra de ficção que conta a história de Joe Labor, um trabalhador assíduo, que não por acaso tem como lema "Meu nome é trabalho" (Labor do inglês significa trabalho). Joe é o típico executivo. Na escola não foi o melhor aluno, mas esteve longe de ser o pior. Entrou cedo para a faculdade, curtiu a "farra" dos primeiros anos, mas logo percebeu que para se destacar entre os demais profissionais precisaria dedicar grande parte do seu tempo - ou o tempo todo - às tarefas acadêmicas. Em determinado momento, dormir era uma regalia que não fazia parte de sua realidade. Labor se casou e teve filhos, mas os momentos com a família eram raros. Quando não estava no escritório ou viajando, Joe certamente estava diante de um computador ou respondendo e-mails pelo smartphone. De manhã, de tarde, à noite, finais de semana ou feriados, não tinha hora e nem lugar. Essa rotina se estendeu por muitos anos, até o dia em que ele percebeu que "não tinha tempo nem para respirar". Joe não se reconhecia mais, não tinha controle sobre suas ações e seus sentimentos, nada mais fazia sentido.
A partir do problema de Joe Labor, o autor André Caldeira reflete sobre aspectos como autoconhecimento, disciplinas, limites, espiritualidade, entre outros temas, e chama a atenção para o fato de que somos "reféns" ou "sobreviventes" das nossas próprias escolhas. O autor explica que o mundo não vai mudar e que cabe a cada um de nós traçarmos um objetivo de vida que possamos sustentar. Sendo assim, ele aconselha os leitores a pensar sobre onde está e aonde quer chegar, e, posteriormente, colocar no papel as etapas a serem percorridas. "Joe Labor pode ser João ou Joana, pode ser eu ou você. Ele nasce com o objetivo de gerar identificação pessoal com o leitor e transita da reflexão às mudanças, dentro do que cada um julga importante para si", completa Caldeira.

Fonte: Digital Trix.



FM

0 comentários:

Postar um comentário