terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ninguém é campeão por acaso

Aquele que acredita em seu potencial, não se acovarda e nem permite que o medo coloque tudo a perder. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto. 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em 16 de dezembro de 2012, acompanhei pela televisão a importante conquista do título de Campeão Mundial de Clubes 2012 da FIFA, pelo Corinthians. Eu sempre gostei de recorrer ao esporte coletivo, especialmente ao futebol, para pesquisar bons exemplos a fim de apoiar as conquistas pessoais e organizacionais. Ele sempre tem muito a nos ensinar, basta estar disposto e aberto para aprender.

Mas, afinal de contas, o que a conquista do Corinthians pode nos ensinar? Penso que muitas coisas. O primeiro aprendizado é se planejar para executar, com maestria, a nossa tarefa. O time paulista foi corajoso e se preparou muito bem física e psicologicamente.

O grande escritor Guimarães Rosa nos ensinou que "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem". Dois dias antes do jogo decisivo, o técnico do Corinthians afirmou, em entrevista coletiva, que o seu time não temia os adversários, que ele iria para cima e que buscaria a vitória.

Foi o que vimos em campo. O time do Parque de São Jorge partiu com muita disposição em busca da conquista. Durante o segundo tempo da partida, o locutor do canal de televisão enfatizou que o Corinthians estava muito bem fisicamente. O que foi notório, pois os jogadores, apesar dos esforços, terminaram o jogo "inteiros".

Outro aprendizado é não esmorecer, temer ou se acovardar. O time paulista naturalmente sabia que estava enfrentando um adversário poderoso, muito bem preparado e que poderia decidir o jogo, a seu favor, a qualquer momento. Logo, não esmoreceu nem mesmo depois de marcar o seu gol. Com a vantagem no placar, o Corinthians continuou jogando em busca do segundo gol e isso foi decisivo para garantir a vitória.

Muitas vezes, na empresa ou em nossa vida, quando conseguimos alcançar um degrau da sonhada conquista, esmorecemos ainda que temporariamente, e acabamos permitindo que o concorrente nos supere. Já assisti a muitos jogos em que o time que abre o placar e acaba derrotado por recuar, acreditando que "a defesa é o melhor ataque". Aquele que acredita em seu potencial, não se acovarda e nem permite que o medo coloque tudo a perder.

Finalmente, a simplicidade e a humildade são sempre apreciadas e fundamentais para as grandes conquistas. Os atletas e os dirigentes do Corinthians foram equilibrados e respeitosos em suas entrevistas. Sabiam muito bem que os dois lados tinham iguais condições de vencer, e venceriam os que fossem mais equilibrados física e psicologicamente.

Além disso, jogaram um futebol simples, sem pompas ou firulas. Há um conhecido ditado que reza: "quem come arroz com feijão, não morre de fome". Uma grande verdade! Eles jogaram para ganhar o campeonato e não para impressionar o torcedor. O famoso filósofo chinês Lao Tzu, também, ensinava que: "Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo, não se comparando a outras pessoas, todo mundo te respeitará". 

O time paulista não se apresentou com "estrelas", todos os seus atletas aparentemente receberam tratamento igualitário. Não houve individualidade e todos jogaram para ver a equipe conquistar o pódio. E foi o que aconteceu! Afinal de contas, o ilustre mestre e filósofo grego Sócrates, em 400 a.C., já ensinava: "a humildade é o primeiro degrau na escala da sabedoria", regra essa que prevalece até os dias atuais.

Fonte: RH.com.br 
Autor: Evaldo Costa
 
 
 KS

0 comentários:

Postar um comentário