quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dicas para fazer um planejamento de ação eficaz


Você já traçou planos e objetivos importantes que acabaram não dando certo? Já fez planejamentos que pareciam fáceis e que simplesmente acabaram caindo no esquecimento? O primeiro passo para que isso não ocorra mais e seus planos sejam bem sucedidos é pensar: O que está faltando para que meus desejos se tornem realidades? Comprometimento? Determinação? Foco? Planejamento? Onde foi que eu errei? Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto




Aqui vão algumas dicas simples que podem ajudá-lo nessa tarefa: 

1- Trace objetivos reais - Separe um tempo para pensar no que realmente é importante para VOCÊ! Veja bem, se algo não tem uma relevância pessoal, fica mais difícil manter o comprometimento e a disciplina... Tenha em mente que só existe uma pessoa responsável por tornar seus objetivos reais: você mesmo! E se a tarefa é sua, nada mais justo do que lutar por uma causa que realmente lhe agrade e lhe faça bem, não acha?

2- Tenha objetivos palpáveis - Ok, você já sabe o que quer e tem a certeza de que isso é um desejo pessoal. Sente-se, escreva-os e descreva-os! Elencar objetivos apenas por tópicos faz com que fiquem subjetivos demais e pouco palpáveis. Então, ao invés de colocar apenas: "emagrecer!", descreva o que você realmente quer: "Emagrecer com saúde e diminuir 5 kg até o mês de junho/2013". Diante dessa descrição ficará mais fácil traçar seu plano de metas para atingir os seus objetivos.

3- Determine prazos - Nunca deixe os objetivos soltos demais. Estipule prazos para si mesmo. Prazos razoáveis, é claro. Não espere milagres ou mágicas... Pense com clareza em quanto tempo realmente será necessário para alcançar o objetivo almejado.

4- Faça seu plano de ação: Pronto! - Agora você já sabe o que você quer, de que maneira você quer e qual a data limite para o que você quer se tornar realidade. Falta uma coisa, que fica muito simples quando se tem as informações anteriores: qual o caminho para fazer, com que,  o que são apenas sonhos em um pedaço de papel se tornem realidade visível? Mais uma vez: nada de colocar apenas tópicos: "malhar", "dieta", "estudar"... Não, não e não! Seja mais detalhista: "Malhar 3 vezes por semana durante 1 hora. Manter a dieta indicada por um nutricionista, etc.".

5- Deixe seus planos visíveis - Talvez esse seja um dos cuidados mais simples e mais úteis: deixe sua lista sempre a vista! Coloque seus objetivos diante dos seus olhos a fim de que você se lembre sempre do que desejou, prometeu e vai cumprir! Pode ser na geladeira, na frente do computador ou qualquer outro lugar que você saiba que vai estar sempre de olho e relembrando o que tem que fazer. Marque também na agenda, no celular e qualquer outra ferramenta que te ajude a lembrar desses compromissos! Uma outra dica (que depende de você se sentir a vontade ou não em fazer, mas que ajuda muito)é ter um "amigo tubarão"... Os antigos diziam que quando se quer aprender a nadar existe um jeito simples: jogar um tubarão dentro da piscina que a pessoa está. Certamente ela aprenderá a nadar rapidinho. Então o conceito aqui é mais ou menos esse: tenha alguém que conheça seus objetivos e que vai poder "cobrá-lo".

6- Tenha Disciplina - Se você seguir todos esses passos terá elaborado um ótimo planejamento, coerente e claro! Daí só tem uma coisa a fazer: cumprir o que você mesmo elencou como importante para sua vida! A disciplina depende do comprometimento e esse, por sua vez, depende da motivação... É por isso que elencar desejos realmente importantes para você é de suma importância para fazer com que seus sonhos se tornem um planejamento eficaz e viável. Fica mais fácil tornar sonhos reais se eles tiverem um planejamento sólido e baseado naquilo que realmente vai te fazer bem! Boa sorte e que dessa vez seus objetivos se concretizem!


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO



VG

0 comentários:

Postar um comentário