quarta-feira, 25 de abril de 2012

Otimizando o Tempo, Otimizando a Vida!

 

  Atualmente, o tempo é o recurso mais valioso e escasso; um segundo que passa não volta mais. Administrá-lo, no período em que vivemos, é um tanto necessário e imprescindível para todo e qualquer profissional atingir o êxito nos negócios e na vida. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.

   A ausência de tempo para desfrutar os momentos valiosos da vida é a queixa de todo ser humano. Muitos têm a impressão de que os dias passam depressa quando desfrutam de momentos prazerosos.
Planejar o tempo significa, saber o que se quer e como se quer realizar. Para o alcance de seus objetivos deve-se ordenar as ações, para a realização do maior número de atividades no menor prazo.
   O essencial para a administração do tempo é o autoconhecimento pois, faz-se necessário saber, se produzimos mais pela manhã, tarde ou noite para direcionarmos as atividades mais importantes para tal período. Deve-se admitir que não se administra o tempo e sim o ser humano.
Gerenciar o tempo não é uma questão de calcular os segundos designados a cada atividade, mas trata-se de saber definir prioridades, realizando as tarefas mais importantes em primeiro lugar e desenvolvendo as outras na medida do possível. Outra possibilidade é, procurar meios de diminuir o tempo gasto com certos afazeres, sem alterar a qualidade final da tarefa.
   Um dos principais fatores para gerenciar melhor o tempo, é estar sempre pronto para dizer “não”. Não para o colega de trabalho ou faculdade, que pede pra fazer determinadas tarefas por ele, não para as conversas fora de hora no dia em que se tem mais trabalho para realizar. Agindo desta forma, não estará ocupando o pouco tempo livre que resta.
Por outro lado, existem costumes improdutivos que atrapalham a vida do profissional, como por exemplo, falta de concentração: quando a pessoa deixa o que está fazendo para prestar atenção em conversas alheias ou interrompe o trabalho para ler revistas, jornais; acomodação: quando o profissional encontra-se desmotivado e não procura por inovação; ausência de foco: nos casos em que reuniões ou trabalhos em grupo fogem ao assunto a ser discutido.
  A chave para aumentar o tempo na vida pessoal ou em qualquer organização, é saber planejar e organizar as tarefas, isso parte de cada indivíduo. O êxito da prática competirá sempre ao ser humano que busca mudança e não mede esforços para atingi-la. Não assuma um volume de trabalho maior do que o tempo lhe permite. Adote critérios para tomada de decisão de forma que as atividades não afetem a vida pessoal. Uma dica preciosa : reserve um tempo para ser amigo, pois é esta a porta para felicidade.  



Fonte: RH Portal
Autora: Vanessa Elisa Camilo
Karina Souza




0 comentários:

Postar um comentário