quarta-feira, 11 de abril de 2012

Competências para Liderança

 
 Quando nos encontramos na posição de “Líderes”, nos deparamos com um cenário muito complexo, onde cada um tem um interesse, que nem sempre é em comum com os interesses da Organização, deste modo vários aspectos acabam influenciando os resultados individuais e coletivos do setor representado. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.



     Neste momento, o líder precisa colocar na balança inúmeros fatores que devem trazer um equilíbrio continuo para ambas as partes, Empresa x Colaborador, utilizando-se de sua capacidade pessoal, organização, e de todos os recursos que tem à disposição como ferramentas fundamentais no processo.
      O segredo para se obter sucesso nessa jogada está em saber equilibrar duas variáveis muito relevantes:
* A atenção à situação econômica da empresa, pela otimização dos lucros;
* E os recursos intangíveis ligados ao capital humano, que opera de maneira fundamental agregando valor a cultura organizacional e ao capital de relacionamentos.
   A atenção ao capital humano, ao conhecimento, as experiências e competências das pessoas na organização é fundamental para a concretização de resultados, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, são considerados fundamentais na construção e na manutenção de empresas sólidas e bem sucedidas.
    Pois a Liderança é um processo em permanente desenvolvimento, o que deu certo hoje, pode não dar certo amanhã, um líder nato consegue identificar e se adaptar a ele. No dia-a-dia existem tarefas agradam e outras que não, então compreender as necessidades e anseios naturais dos colaboradores auxilia a determinar metas e criar disciplina para suprir as deficiências e encontrar pessoas adequadas para ocupar as lacunas. Quanto mais sinergia houver entre líder e equipe, mais forte será a organização!
    O maior desafio do Líder é indicar a direção e verificar a rota, transmitir a missão e o significado da tarefa e das ações a fim de manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças vitais, que os estimulam a fazerem seus planos saírem do papel e seus sonhos tornarem-se realidade. é a habilidade de motivar as pessoas, no cotidiano, na prática, nas coisas simples que muitas vezes exigem tanto de nós, a capacidade de manter vivos os sonhos.

    Por estes tantos motivos que ouvimos tanto falar de “auto motivação”, afinal, se o Líder não está realizado, se não tem sonhos, não é uma pessoa pra frente e com sede de evolução, tanto no campo pessoal como profissional, não irá inspirar ninguém a ter os mesmos. Percebemos então, que essa é a competência essencial de um líder: Acreditar em si mesmo! Consequentemente acreditar no seu trabalho e na importância do mesmo, transmitindo aos seus seguidores essa certeza e dessa forma, adquirindo a credibilidade e confiança de sua equipe imprescindível para essa “função” tão fundamental!

Autora: Andressa Barsotti
Fonte: www.alphaconsultoriarh.webnode.com.br
Karina Souza

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