terça-feira, 10 de abril de 2012

Capacidade de superar dificuldades é essencial para atingir o sucesso

Análise de profissionais que se destacaram mostra que a resiliência é uma característica comum entre os bem-sucedidos. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre esse assunto.






 


    Dentre as características que fazem o sucesso ou o diferencial dos profissionais está a resiliência, a qualidade que leva o indivíduo a manter-se motivado e focado em sua meta, mesmo diante de dificuldades. Para Alessandra dos Santos Moura, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper Brasil, a resiliência é o grande diferencial de quem conseguiu ir mais longe. “É uma espécie de elástico interno que permite, por exemplo, trabalhar bem sob pressão e lidar com dificuldades e adversidades sem desestimular-se. Pessoas resilientes não deixam situações desfavoráveis interferirem em seu nível de motivação e conseguem dar continuidade aos seus planos, mesmo sob condições adversas”, assinala. 

      

     Depois de definir o que é sucesso, chega o momento, de entender quais são os pontos fortes e a melhorar no perfil do candidato. Existem ferramentas de Avaliação de Potencial e de desempenho para auxiliar os profissionais neste processo de diagnóstico e autoconhecimento. Nessa fase, é preciso ficar atento para não se prender apenas nas dificuldades, concentrando-se igualmente nas características positivas. 

     “Durante a busca pelo autoconhecimento, o profissional deve buscar obter feedbacks sobre seu desempenho. Essas opiniões de terceiros vão mostrar como ele é percebido pelos outros, o que faz de melhor e como melhorar.    Também é um momento de autorreflexão, que vai levá-lo a examinar o que mais gosta de fazer e identificar as necessidades de desenvolvimento para alcançar os objetivos profissionais”, aconselha Alessandra dos Santos Moura. 

        A diretora da Caliper pontua que trabalhar as necessidades de desenvolvimento de um perfil pode ser complicado para algumas pessoas, mas que a compreensão dos pontos fortes permite apoiá-los neste processo. “Uma característica forte pode, inclusive, ajudar a superar uma dificuldade. É imprescindível equilibrar competências técnicas e comportamentais para descobrir exatamente quais são as necessidades que precisam ser trabalhadas”, observa. O próximo passo é a estruturação de um plano para o desenvolvimento, que deve ser revisado periodicamente para se avaliar as dificuldades. Todo plano de desenvolvimento, precisa ser dividido em submetas: Ações determinadas de forma clara e com prazo para serem cumpridas.

     Após toda essa preparação, o indivíduo deverá procurar situações nas quais possa usar seu potencial. Estar atento às oportunidades que surgem o levará a reconhecer os momentos decisivos e aproveitá-los para vencer do próprio jeito. “Notamos que as pessoas de sucesso sempre se colocaram em um momento decisivo na carreira ou na vida pessoal. Nessas ocasiões, usaram suas melhores qualidades a seu favor. Os gatilhos para o sucesso como a ousadia, a perseverança, a segurança ou a resiliência foram decisivos para atingir o resultado esperado”, frisa.
      O sucesso não tem uma fórmula única, fechada ou absoluta. Cada um que o experimenta, o define à sua maneira. É essa a conclusão que chegaram, o fundador e CEO da Caliper USA, Herb Greenberg e Patrick Sweeney, vice-presidente da empresa, depois de passarem dois anos analisando pessoas bem-sucedidas em mais de vinte países. O resultado dessas entrevistas deu origem à obra “O Sucesso Tem Fórmula”, publicada no Brasil pela Editora Campus. Segundo o livro, as qualidades essenciais para guiar o sucesso são:
1. Perseverança
2. Foco no objetivo
3. Autoconhecimento
4. Resiliência
5. Disposição para assumir riscos
6. Desempenhar bem sob pressão
7. Otimismo
8. Empatia
9. Competitividade
10. Paciência
11. Poder de persuasão
12. Segurança
13. Paixão
14. Integridade
15. Confiança
16. Bom humor
17. Estar aberto
18. Criatividade 
19. Coragem

Fonte:  Alessandra dos Santos Moura ( Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper Estratégias Humanas) 


F.M

0 comentários:

Postar um comentário