terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prepare sua equipe para a diversidade

Não é por acaso que palavra diversidade passou a fazer parte do dia a dia das empresas, pois cada vez mais as organizações procuram formar times de alta performance e para isso, a presença do diverso tornou-se fundamental. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.







E por que estimular a diversidade no ambiente corporativo? Porque pessoas com visões, experiências diferenciadas somam-se e agregam um valor que poderá determinar o êxito do negócio. Confira abaixo algumas dicas para preparar os colaboradores para conviverem com a diversidade.
1 - Apresente à sua equipe casos de sucesso da empresas, que acreditam e investem na diversidade. Mostre que esse "termo" não é um modismo e que já criou raízes em organizações de sucesso.
2 - Quando apresentar os casos, mantenha uma comunicação aberta. Ou seja, ofereça abertura para os membros da sua equipe. Pergunte se alguém também conhece outras experiências de sucesso e ouça o que as pessoas pensam sobre o assunto.
3 - Pontue indicadores positivos que a diversidade trará à organização como, por exemplo, o fato de que experiências diferenciadas não significa "dar margem aos conflitos", mas sim que conhecimentos diferenciados completam-se e isso, por sua vez, será bom tanto para a empresa quanto para os profissionais que terão a oportunidade de terem experiências novas.
4 - A diversidade traz benefícios tanto para o campo profissional quanto pessoal. Por exemplo: muitos profissionais da geração baby boomers sentem dificuldade de compreender comportamentos dos netos que são da geração Y. Quando esses talentos passam a conviver diariamente no trabalho, com a irreverência de um Y, poderá aproveitar a oportunidade para tentar entender os motivos que levam o seu neto a agir de determinada forma.
5 - Não pense que o diverso será recebido de "braços abertos" por uma equipe "conservadora". A inovação traz com ela a mudança de hábitos, de comportamentos, de quebra de paradigmas. Por essa razão, sempre que for investir na diversidade, trabalhe com toda a equipe no sentido de que a zona de conforto que os colaboradores se encontram seja vencida? Como realizar esse trabalho? Através de campanhas de sensibilização, de diálogo aberto e, sobretudo, com o apoio dos líderes. Diga-se de passagem, que a alta direção também deverá abraçar essa proposta.
6 - Além de trabalhar com todos os colaboradores, para que a diversidade passe a fazer parte da cultura da empresa, é indispensável que a área de Recursos Humanos realize um treinamento específico com os líderes, afinal eles estarão em contato direto com as equipes e são os porta-vozes oficiais da empresa.
7 - Diversidade presente nas equipes, líderes bem preparados para lidar com o inesperado. É mais um dos lados positivos que o diverso oferece às organizações. Lembre aos líderes que eles também serão beneficiados pela inovação e terão mais feeling para gerir pessoas que em essência são únicas.
8 - A diversidade é uma rica oportunidade de aprendizado para os profissionais que já atuam na organização quanto para aqueles que chegam. Isso precisa ser enfatizado para que a resistência natural das pessoas ao inesperado não seja tão impactante. Além disso, é sempre bom lembrar que a diversidade permite que as pessoas desenvolvam novas competências, inclusive no campo comportamental.

9 - Por falar em comportamento, muitas empresas que investiram no diverso viram o espírito de equipe ser fortalecido entre os colaboradores. Isso é fácil de ser compreendido, pois para se alcançar ou superar metas é preciso compartilhar conhecimentos, trocar ideias para se chegar a um denominador comum e, consequentemente, a uma melhor alternativa para solucionar e até mesmo se antecipar a um problema.

10 - Lembre a todos os profissionais que a diversidade não ficará restrita à organização, ela se tornará uma experiência de vida, uma oportunidade que poderá trazer melhorias para a qualidade de vida. Novas amizades, por exemplo, sempre surgem quando o diverso se faz presente na empresa. As pessoas abrem suas mentes para coisas, para fatos que antes consideravam longe de suas realidades. Faz pouco tempo que tive uma gratificante conversa com um profissional que estava bem próximo de oficializar a sua aposentadoria. Ao invés de "pendurar" as chuteiras, ele me disse: "Assim que cumprir com meu papel aqui, vou fazer um curso de informática. Quero ficar conectado com os meninos que vão ficar na empresa e acompanhar meu filho, saber o que ele está aprendendo. E já entrei no judô para a terceira idade. Quero ficar sarado". Depois de dar boas risadas comigo, ele foi realizar suas atividades de mais um dia de trabalho. Apesar de saber que em breve mudará sua rotina e não verá os "meninos" diariamente, a vontade de aprendizado que a nova geração deixou para esse baby boomer é algo que não tem valor.

Fonte: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo

VG

0 comentários:

Postar um comentário