quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A importância do plano de carreira


É muito importante no mercado de trabalho que tenhamos o planejamento da nossa carreira. É essencial para que você possa progredir como profissional e aumentar as chances de ter seus méritos reconhecidos, além de lhe proporcionar melhores condições de encontrar a sua satisfação pessoal.  Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto 





Para isso, iremos lhe relacionar algumas dicas e sugestões, para alcançar esse objetivo:

                                                COMO FAZER UM PLANO DE CARREIRA?

Nunca permita que sua carreira e formação fiquem estagnadas. Estamos em mundo globalizado e extremamente dinâmico. Por isso, sua carreira hoje pode não existir amanhã, substituída por uma nova tecnologia, ou até mesmo uma nova aplicação de uma velha tecnologia. Então, jamais se considere suficientemente “formado” ou experiente. Sempre busque o novo, seja através dos estudos ou formação, ou de experiências.  
                                                                TENHA METAS
Uma vez que você assume a necessidade de se aperfeiçoar, que é o primeiro pressuposto de uma carreira que tem planejamento, é importante definir metas, a fim de direcionar os seus esforços. Imagine-se daqui a curto, médio e longo prazo. Qual tipo de profissional gostaria de ser? Qual o ambiente de trabalho que gostaria de ter? Qual o seu salário nesse período? E o seu diferencial como profissional? Quais os motivos que levariam um empregador a te contratar? Procure combinar essas metas com os seus esforços contra a estagnação. Paralelamente, reavalie essas metas de forma contínua, a fim de aperfeiçoá-las.
                                             ESTEJA CONECTADO AO MERCADO DE TRABALHO
É importante estar conectado ao mercado de trabalho. Esse será o melhor guia para que você possa elaborar o seu plano de carreira, assim você poderá comparar o seu ambiente de trabalho, e as suas perspectivas futuras com as dos outros profissionais de sua região. Ao pensar no seu futuro profissional, você poderá ver como estão os profissionais em cada um dos itens listados.
 Existem várias ferramentas, como as pesquisas e estatísticas realizadas por instituições de pesquisas, bem como por veículos jornalísticos, que você poderá consultar a fim de conhecer a realidade profissional que o cerca. Mas o melhor método ainda é o boca-a-boca, mantenha sempre um conjunto de amigos, em sua área, a fim de prever e conhecer as tendências e perspectivas a respeito de sua profissão no mercado de trabalho.
                                          QUANDO A EMPRESA TEM UM PLANO DE CARREIRA
Algumas empresas e instituições já tem um plano de carreira definido (as vezes conhecido como plano de cargos e salários). Isso traz vantagens, pois os seus esforços poderão ser reconhecidos “no ato”. Como, por exemplo, através de bônus e gratificações sendo acrescidos ao seu salário quando você consegue uma formação extra no seu currículo, como uma pós-graduação.
A desvantagem é que isso pode fazer com que o progresso seja rigorosamente condicionado às etapas definidas pela empresa. Portanto, se você tem metas mais agressivas, pode ficar travado pela estrutura imposta. Portanto, deve-se avaliar cada caso e pensar especificamente em como o seu campo de trabalho pode lhe oferecer benefícios.


  Fonte: Via6
  Autor: Desconhecido 

  VG

0 comentários:

Postar um comentário