Você já encontrou o seu propósito?!
Encontrar um propósito é a nova
ordem do dia!
Empresas perceberam que existe um “segredo” intrínseco
às corporações sem o qual daqui pra frente parece que será cada vez mais
difícil se diferenciar. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto
Para entender melhor vamos
analisar as empresas que são verdadeiramente amadas por toda a rede que as
envolve: clientes, funcionários, fornecedores, acionistas,…
De acordo com a pesquisa do
livro “Firms of Endearment –”, 28 empresas se destacaram diante de centenas de
outras por apresentarem alguns pontos em comum em sua excelência: altos
salários, qualidade de produtos | serviços, bons fornecedores, retorno
financeiro aos investidores e… PROPÓSITO. Essas 28
encantadas empresas descobriram o segredo de atrelar o seu sucesso à paixão e
ao propósito.
Mas encontrar um propósito não
é algo tão simples, pois tem que ser garimpado nas origens e fundamentos das
corporações. O propósito não é um conceito de fora para dentro, um modismo ou
algo passageiro, a busca é interna e tem que ser revelada, compreendida e
abraçada por todos os seus participantes. Empresas que já encontraram esse
tesouro tem marcado uma diferença enorme diante daquelas apenas focadas na
excelência de seus produtos ou de sua gestão. O propósito engaja e motiva seus
colaboradores através do orgulho que é gerado. As perguntas que orientam esse
“achado” são: qual a diferença que essa organização faria no mundo caso sumisse
do mapa hoje?! Qual é a contribuição que essa corporação tem feito ao mundo?!
Agora imagine que nós enquanto
indivíduos, precisamos de um propósito para nos diferenciar entre bilhões de
pessoas. Afinal encontrar a diferença que viemos fazer nessa existência talvez
seja uma das ferramentas mais poderosas de motivação.
O que viemos fazer nessa nossa
passagem pelo mundo? Qual é o legado que vamos deixar? Qual é o sentido da
nossa vida?
Apesar da busca pelo propósito
se estabelecer no cenário atual como se fosse uma nova onda, esse enigma da
existência já nos acompanha desde que a humanidade existe. Se voltarmos
para mais de mil anos antes de Cristo, os gregos já se utilizavam do Enigma da
Esfinge para permear essa angústia do indivíduo em buscar uma razão para sua
existência: “Quem sou? De onde vim? Pra onde
vou?”. Essas eram as perguntas que davam norte para os
Homens dessa civilização.
Durante um bom tempo parece que
recuamos alguns passos no sentido da existência e passamos a realizar missões e
propósitos alheios. Civilizações, grupos, cidades, empresas, associações,
passaram a reger nossos atos, controlar nossas vontades e nós seguimos felizes
dentro de pirâmides hierárquicas orientadas para a vontade de alguns. Faz
muito pouco tempo começamos a questionar os modelos de felicidade e os pilares
do tão antigo enigma da esfinge voltaram à tona. Nesse novo momento de resgate,
o propósito vem ganhando espaço e expressão e seu verdadeiro sentido volta a inspirar
pessoas físicas e jurídicas.
Encontrar
aquilo que viemos fazer através de nossos talentos, é encontrar um fio condutor
para nossos esforços.
Assim como as corporações,
temos que descascar as camadas superficiais de nossa existência em busca daquilo
que faz sentido para nós. No núcleo de nossas personas estará nosso propósito,
aquilo que nos faz unos, singulares e aquilo que vai fazer com que cada um de
nossos dias tenham sentido e passem a valer a pena.
Fonte: Brand
Insights
Autor: Luah Galvão
VG
0 comentários:
Postar um comentário