quinta-feira, 11 de abril de 2013

A comunicação nos processos organizacionais

Nós seres humanos sempre buscamos, ao longo da nossa evolução, novas formas de nos comunicar. Das gravuras nas pedras à tecnologia, podemos dizer que a comunicação é a base das relações humanas, e que passamos, praticamente, o tempo todo nos comunicando. Clique em mais informações e saiba mais sobre esse assunto



A tecnologia estreitou essa relação, hoje nos comunicamos, propagamos ideias e notícias, vendemos e compramos, ampliamos nosso network, criamos relacionamentos com pessoas do mundo todo, através da comunicação.
Mas mesmo com todo aparato tecnológico e a abrangência de informação, nada substitui o relacionamento face a face, o relacionamento real entre as pessoas. Nós seres humanos temos a necessidade dessa vivência, não conseguimos ficar só, nem viver só, precisamos ver e nos relacionar com pessoas.
E no cenário organizacional não é diferente, temos a tecnologia a dispor dos processos de trabalho, facilitando a comunicação entre colaboradores, departamentos etc, porém o contato face a face não pode ser deixado de lado.
A comunicação é um dos pilares do desenvolvimento humano. Aprimoramento profissional e pessoal está aliado diretamente à comunicação. Ouvindo colaborares na essência, líderes podem extrair o máximo de perspectivas, conduzindo-os a alcançar resultados da organização junto a seus objetivos pessoais.
A comunicação deve ser aberta. Gestores devem estar dispostos a ouvirem seus colaboradores, saber deles quais são suas maiores competências, onde estão suas motivações e até onde estão seus pontos que podem ser melhorados, além daqueles que devem ser aprimorados e desenvolvidos. Isso tudo só é possível através da comunicação.
As organizações que tem como base o capital humano, que investe e desenvolve seus colaboradores tem maiores chances de se destacar no mercado, tem profissionais e equipes mais motivadas, consequentemente mais produtivas.
Equipe IBC Coaching

SG


0 comentários:

Postar um comentário