quinta-feira, 4 de abril de 2013

10 sugestões para recomeçar um projeto

Muitas vezes nos dedicamos à realização de um projeto, um trabalho que consome muito tempo e gera expectativas. Contudo, quando apresentado à direção não é aprovado ou, ainda, colocado em prática não gera os resultados esperados. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto




É normal que isso gere um desânimo inicial, mas não é razão suficiente para jogarmos tudo para o alto e nos darmos por vencidos. As dificuldades surgem todos os dias e aparecem para serem consideradas como oportunidades de crescimento, de aprendizado sejam qual for a profissão e o cargo que exerçamos. Então, por onde recomeçar? Seguem abaixo algumas dicas! 

1 - Primeiro: lembre-se que mesmo sendo um bom profissional e tendo dado o melhor de si para que o projeto tenha tido êxito, você é humano e a não aprovação do mesmo, por exemplo, não deve deixá-lo com a autoestima baixa. Pelo contrário, considere esse momento para se superar e se valorizar.


2 - Pensar de cabeça quente só irá piorar a situação. Ou seja, você precisará manter o equilíbrio emocional e ter maturidade suficiente para compreender que agir de forma impetuosa só irá complicar a situação. Pare para colocar as ideias "no lugar".

3 - Não procure culpados e assuma as suas responsabilidades. Há situações em que cedo ou tarde você terá que solucionar sozinho, ser proativo, tomar iniciativas. Externar rancor do gestor ou de algum colega de trabalho é algo que deve ser trabalhado, ou melhor, substituído pelo desenvolvimento de competências como a assertividade.

4 - Depois de passado o impacto de saber que precisa recomeçar, reveja quais foram os pontos considerados falhos no seu trabalho. Muitas vezes, apenas alguns ajustes precisam ser realizados e nem todo o tempo que você investiu no projeto foi tempo perdido.

5 - Por que os alguns pontos foram falhos? Eles precisam ser aprimorados ou substituídos por alternativas mais viáveis? Não se recuse a novas ideias, inclusive aquelas que possam ter sido apresentadas na análise do seu projeto. Se, por exemplo, o seu gestor sinalizou algum indicador específico e você não compreendeu o motivo, converse com ele para que tudo fique mais claro.

6 - Faça um planejamento de suas atividades. Faça um cronograma para que nada seja esquecido. Isso fará com que você administre seu tempo, ou seja, ganhe mais espaço para rever o projeto final antes de reapresentá-lo.

7 - Há pessoas que são extremamente organizadas e outras que consideram a "desorganização" uma aliada do seu dia a dia. Lembre-se que há momentos em que encontrar as informações no lugar certo ou junto à fonte (pessoa) mais indicada aumentará as chances de acertos e diminuição de retrabalho.

8 - Finalizou o projeto antes do tempo esperado? Ótimo, pois isso significa que você terá a oportunidade de rever o que realizou. Se possível peça ajuda a algum dos seus pares que seja mais próximo, para ouvir outra opinião. É importante que nesse momento você esteja disposto a receber feedback do seu colega com muita atenção.

9 - Reserve um tempo para se preparar para a apresentação e como mencionei no início, não deixe a sua autoestima ser prejudicada. Reveja seu trabalho com calma e faça algumas anotações que considerar relevante no momento de reapresentá-lo.

10 - No dia anterior à apresentação, procure ter uma boa noite de sono e faça uma alimentação leve e saudável. Cuide da sua saúde, pois essa também é indispensável para qualquer fase da sua vida.



Fonte: RH.com.br
Autor: Patricia Bispo 






0 comentários:

Postar um comentário