segunda-feira, 16 de julho de 2012

Indicadores - O que são?

Indicadores são dados ou informações que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto
Servem para compreender e controlar um determinado processo, bem como contribuir para definição de suas metas de desempenho.
São variáveis perfeitamente identificáveis, utilizadas para caracterizar (quantificar ou qualificar) os objetivos, metas ou resultados (ARRUDA, 2001).






O que não são?

Indicador NÃO é uma medida direta de qualidade. É uma chamada que identifica ou dirige a atenção para assuntos específicos de resultados.





Um indicador pode ser:

* TAXA OU COEFICIENTE - Número de vezes que um fato ocorreu dividido pelo número de vezes que ele poderia ter ocorrido, multiplicado por uma base e definido no tempo e no espaço.
* ÍNDICE - Relação entre dois números ou a razão entre determinados valores, tendo como exemplo o índice de absenteísmo ou turn over.
* NÚMEROS ABSOLUTOS - À medida que se comparam valores iguais, maiores ou menores a ele, resultantes de atividades, ações ou estudos de processos, resultados, estrutura ou meio ambiente.
* FATOS - Demonstram a ocorrência de um resultado benéfico ou não, uma não conformidade ou outro resultado qualquer adverso ou não.



Além de serem utilizados nos programas de qualidade, são importantes na condução de outros processos como os de Acreditação Hospitalar, 6 Sigma e nas Certificações pela ISO.

Todo indicador precisa possuir uma definição clara quanto aos seguintes aspectos:


- OBJETIVO
* O que pretende tal indicador medir?
* O que ele se propõe a demonstrar?
* Que leitura ele pretende que se tenha?
Deve ter relação direta ou indireta com a razão de ser de cada segmento de RH, focando aspectos-chave ou estratégicos.


- PERIODICIDADE
* Com que periodicidade o referido indicador é ou pode ser calculado?
* Para que período de tempo o indicador está direcionado?


Deve entender o custo e tempo para obtenção, processamento, análise e
compartilhamento dos dados.




- FONTE DE DADOS
* De onde vêm os dados que compõem o referido indicador?
* Há apenas uma fonte ou diversas fontes são necessárias?
* Há processamento manual ou somente operações informatizadas?

Quanto maior o número de fontes de entradas manuais, maior o risco de erros e
omissões.


- PONTO DE MEDIÇÃO* Quais os pontos de indicação do indicador?
* Refletem todos os empregados?
* Refletem todos os empregados de uma determinada unidade?
* Refletem apenas um setor ou departamento?

Quanto mais amplo o indicador, mais ele se afasta do microuniverso de cada
empregado, setor, departamento ou unidade.



- FÓRMULA DE CÁLCULO* Que fórmula é executada para o cálculo do indicador referido?

Fórmulas simples são mais fáceis de ser explicadas e, neste sentido, de ser
entendidas ou utilizadas.


- LIMITADORES
* Quais são as limitações naturais do referido indicador?
* O que ele não busca medir?
ü* Que condição ou aspecto não está sendo contemplado pelo indicador, ainda que pareça estar?
ü* Que alerta se torna necessário ao leitor?
Todo indicador mostra algo, mas é potencialmente capaz de cegar a visão para
outras questões.






ASSIS, M.T.Indicadores de Gestão de Recursos Humanos. Usando indicadores demográficos, financeiros e de processos na gestão do Capital Humano. 2005, Ed. Qualitymark


SG

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