segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como demitir

Comunicar uma demissão não é uma tarefa nada agradável. Mas se a decisão é inadiável, o melhor a fazer é conduzir corretamente a conversa, indo direto ao ponto e, é claro, usando as palavras adequadas ao momento. Clique em mais informações e saiba mais sobre esse assunto



O cuidado deve ser redobrado caso o chefe imediato nunca tenha demonstrado, por exemplo, qualquer tipo de descontentamento em relação ao desempenho profissional do funcionário que está prestes a receber o cartão vermelho.
"Coloque-se no lugar da pessoa", aconselha José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli, uma das mais conhecidas consultorias em outplacement e aconselhamento de carreira de São Paulo. "Inicie e termine a entrevista da mesma maneira que você gostaria de receber esse tipo de comunicado". O consultor faz questão de ressaltar que “a demissão deve ser um recurso extremo” e defende a adoção de uma espécie de minicolegiado, com poderes de decidir ou não pela demissão de quem quer que seja. Essa estrutura deve ser formada pelo chefe imediato (que comunicará a demissão), por seu superior e mais um profissional de RH.

Segundo Minarelli, com essa iniciativa o líder pode contar com dois aliados de peso. Além disso, é uma garantia para a empresa de que não está procedendo de maneira injusta ou parcial.

Se você deseja encerrar uma relação de trabalho de maneira civilizada, veja, a seguir, as recomendações do especialista.

Não fuja da responsabilidade - Da mesma maneira que o chefe imediato dá a palavra final na hora de contratar um novo funcionário, é dele a espinhosa tarefa de comunicar a demissão – sempre com educação, respeito, e compaixão.

Cuidado com o que diz – Escolha as palavras mais apropriadas para essas ocasiões. É preciso ser objetivo e sucinto no momento de explicar os motivos da demissão, mas sem deixar de ser gentil. Minarelli recomenda iniciar a conversa dizendo coisas do tipo: “quero lhe comunicar que em função de uma reestruturação na empresa seu cargo foi extinto”. Atenção para não usar um tom pejorativo. Também não faz sentido ressaltar pontos negativos do desempenho do funcionário a essa altura do campeonato.

Não prolongue a conversa – Para evitar embaraços, a comunicação também deve ser feita num tempo bem curto, não mais de dez minutos. Caso o funcionário sinta necessidade de “desabafar”, no entanto, o chefe deve demonstrar boa vontade, paciência e compreensão para ouvir.

Seja discreto – A conversa dispensa a presença de platéia. O comunicado deve ser feito na própria sala privativa do chefe ou numa sala de reunião. O importante é que seja sempre às portas fechadas.

Não demita aos finais de semana – Se você tiver de demitir um funcionário, faça isso no início da semana, de preferência entre segunda e quarta-feira. Assim, ele terá alguns dias úteis “para deixar a ficha cair”, ativar seu networking e entrar em contato com algumas empresas de seu interesse. Enfim, preparar-se para buscar outras oportunidades no mercado. Como diz Minarelli, engana-se quem pensa que dispensando no final da tarde de uma sexta-feira está beneficiando o demitido, que, teoricamente, teria mais tempo para se recuperar do choque. “Será um fim de semana terrível para o profissional”, comenta o consultor.

Informe todos os interessados – Além de avisar pessoalmente os integrantes da equipe sobre a demissão do colega, o chefe imediato deve divulgar o desligamento por escrito para toda a empresa. O mesmo recurso deve ser usado caso o profissional demitido mantenha contato direto com fornecedores, parceiros, bancos, entidades de classe etc.

Peça ajuda, se necessário – A regra de ouro diz que é o chefe imediato quem deve comunicar a demissão ao funcionário. Mas há situações em que é recomendável contar com o apoio de um profissional de RH. No caso, por exemplo, de o líder ter sido recém-contratado e precisar fazer um corte de pessoal. Ou, então, se o chefe fica muito abalado por ter de demitir uma pessoa com quem tem um forte vínculo afetivo.

Autora:  Cátia Rodrigues
                                                                                                                                              SG

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