terça-feira, 2 de julho de 2013

Transforme o desafio em aprendizagem

Quando menos esperamos as situações adversas estão à nossa frente e, muitas vezes, precisamos lidar com elas no ambiente de trabalho. Quando os desafios nos são apresentados, não adiante tentar disfarçar e tampouco olhar para os lados na esperança de que esses sejam repassados para os colegas de trabalho. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto




Se por um lado esses momentos são indesejados, devemos considerar os desafios que nos são apresentados como oportunidades de aprendizado. Confira abaixo algumas sugestões de como administrar situações que, num primeiro momento, podem parecer sem solução.
1 - Primeiro: nunca se considere incapaz de resolver um problema, pois se um desafio foi confiado a você, no mínimo, o seu líder acredita em suas competências e na sua experiência profissional para solucionar a questão. Se você não acreditar em si, dificilmente outra pessoa irá valorizá-lo.
2 - As mudanças surgem e precisam ser vistas com naturalidade, pois o mundo vivencia transformações constantes e você não está a salvo do inovador. Por isso, fique sempre atento aos desafios, considerando-os como oportunidades de aprendizado.

3 - Gerir o tempo para realizar é fundamental para realizar um bom trabalho. Por esse motivo, faça um cronograma das suas atividades para que consiga cumprir suas metas em tempo hábil. Dessa forma, ao término das suas atividades, é muito provável que você tenha tempo para revisar o que foi feito e fazer os ajustes necessários.
4 - Quando receber um desafio avalie a situação com calma. Observe quais são as ferramentas que estão à sua disposição para concretizar suas atividades e caso necessite de algum material de apoio, providencie o mais breve possível.
5 - Se o desafio profissional que está sob sua responsabilidade é algo completamente novo para você, pesquise sobre o assunto. Consulte trabalhos similares ao seu e que já foram concretizados com sucesso. Para isso, recorra a fontes seguras como sua rede de relacionamentos.
6 - Consulte profissionais que confie e escute a opinião deles sobre o assunto central do seu desafio. Ouvir a opinião de outras pessoas, em alguns casos, nos faz refletir sobre o andamento que estamos dando às nossas atividades e quando isso acontece, novas ideias podem surgir para aprimorar o trabalho que estamos desenvolvendo.
7 - Muitos profissionais deixam de realizar bons trabalhos, simplesmente porque se fecham diante da opinião dos outros e não admitem receber feedback. Não se considere o dono da verdade e quando surgirem dúvidas, converse com seu gestor para ouvir a opinião de em relação às propostas que você está elaborando.
8 - Ao receber sugestões de profissionais que você considera verdadeiros mentores, pondere com serenidade as observações apresentadas e não "delete" todo o seu trabalho. Faça os ajustes necessários, porque talvez você já não tenha tempo suficiente para recomeçar do zero.
9 - Lembre-se de que um bom profissional deve ser comprometido com suas responsabilidades, mas também precisa cuidar da saúde. Por essa razão, mesmo que as atividades exijam muito de você, não pule suas refeições e estabeleça um limite para que suas horas de sono sejam respeitadas. Para se alcançar bons resultados no trabalho é fundamental cuidar da mente e do corpo.
10 - Ao término do trabalho, chegou o momento de apresentar a solução para o desafio que lhe foi confiado. Se sua proposta for 100% aprovada, parabéns. Caso seja necessário refazer alguns pontos, faça uma autoanálise e procure identificar as competências que você precisa trabalhar ou desenvolver. Quando tudo for concluído, você verá que houve uma evolução na sua maturidade profissional e pessoal, e tudo graças ao desafio que lhe foi confiado.

Fonte: RH.com.br
Autor: Patricia Bispo

SG

0 comentários:

Postar um comentário