segunda-feira, 1 de julho de 2013

Como evitar a informalidade na remuneração

Uma das grandes dificuldades de todo empreendedor ou empresário em qualquer negócio é administrar a carência do ser humano, seja qual for o nível hierárquico e a posição que o empregado ocupa na empresa.Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.








Quero lembrar que a complexidade humana é difícil de ser entendida e atendida, razão pela qual os empregados em geral nunca estão satisfeitos com o que ganham, pois, em geral, nem salários e nem benefícios são suficientes para as suas necessidades.
A realidade é que as pessoas esperam tudo do patrão ou das empresas como se houvesse obrigação do empregador em atender todos os desejos e reivindicações sem a respectiva contrapartida dos resultados.
A questão é bem simples: quem foi que disse que o patrão e as empresas devem atender a todas as necessidades do empregado, considerando que cada um tem necessidades muito específicas e diferentes?
Não quero parecer duro, mas o fato é que nenhuma empresa ou empreendedor tem a mínima obrigação de atender reivindicações que não sejam reguladas pela política de Recursos Humanos e comuns a todos os empregados.
Por outro lado, quanto mais exceções houverem, não reguladas por uma política clara de remuneração e benefícios, mais difícil de administrar essa questão que, na maioria das empresas, cria mais dificuldades do que contentamento.
Dessa forma, com a experiência de ter participado da reorganização e da elaboração das políticas de dezenas de empresas ao longo da minha carreira, quero compartilhar aqui alguns insights para ajuda-los a administrar essa questão que, na maioria das empresas, não está nada clara e, portanto, gera insatisfação de ambos os lados.
Vejamos:
1. A relação empregador/empregado deve ser a mais transparente possível; quanto mais padronizada, menor a chance de as pessoas conspirarem pelo corredor; evite tratar cada empregado de maneira diferente; uma boa política de Recursos Humanos regula o tratamento desejado e possível de aplicado para todos.
2. A concessão de benefícios deve estar atrelada aos resultados financeiros; não dá para conceder algo que você não pode suportar por um bom tempo. Portanto, antes de conceder, lembre-se de que é praticamente impossível retirar depois de concedido.
3. Nunca tente compensar uma deficiência do sistema com um benefício concedido em particular; em geral, as pessoas não conseguem guardar para si mesmo e, mais dia, menos dia, vão abrir a boca e outros virão para reivindicar algo parecido.
4. Em empresas de pequeno e médio porte, é comum as pessoas abordarem o patrão na entrada ou no corredor para reivindicar benefícios. Portanto, a menos que você tenha disponibilidade de caixa e queira virar refém das exceções e abordagens, seja claro em relação a isso e direcione as dúvidas para a área de Recursos Humanos.
5. Não misture as coisas; uma coisa é ser empreendedor sensível e participativo, outra coisa é ser amigo dos empregados; quando você é patrão, a relação fica mais clara. Quando você é amigo, nem tanto, pois as pessoas tendem a confundir a relação e ir além dos limites, afinal, vocês são amigos e amigo é pra essas coisas.
6. Não alimente expectativas irreais; cumprir o que não prometeu é bem melhor do que prometer e não cumprir; as pessoas esquecem rapidamente o que você concede, mas não esquecem o que você promete.
7. Empresa não é mãe! Já dizia a mestra Maria Aparecida Schirato, autora do best seller "O Feitiço das Organizações". Portanto, em vez de tratar os empregados como filhos, trate-os com consideração e respeito, mas não se esqueça de deixar claro o seguinte: qual é o papel de cada de um, como eles serão cobrados e o que vai acontecer em caso dessa relação sofrer desgastes ao longo do relacionamento.


Pense nisso e empreenda mais e melhor!

Fonte: RH.com.br
Autor: Jerônimo Mendes


SG

0 comentários:

Postar um comentário