quarta-feira, 10 de julho de 2013

10 dicas para o RH perceber o clima da empresa

Benefícios diferenciados e salários atraentes despertam o interesse de muitos profissionais quando esses são convidados para ingressar em uma empresa. Contudo, depois que passam a vivenciar a realidade organizacional nada garante que eles permanecerão no time por muito tempo. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto

Ao contrário do que acontecia no passado, por exemplo, existem talentos que ao avaliarem a permanência numa companhia levam em consideração fatores como qualidade de vida e empatia com o estilo de liderança adotado. Ou seja, fatores que quando somados caracterizam a realidade do clima organizacional.



Por isso, inúmeras empresas recorrem a ferramentas para analisar como os colaboradores percebem a realidade que eles vivenciam. Dentre os recursos adotados, podemos citar a pesquisa de clima que pode ser aplicada uma vez ao ano ou num intervalo de 24 meses. É bom lembrar que durante o espaço de realização das edições da pesquisa de clima, a área de Recursos Humanos precisa ficar atenta ao que acontece diariamente nos vários setores da organização, afinal situações inesperadas acontecem e muitas delas precisam ser solucionadas rapidamente. Confira abaixo algumas ações que o profissional de RH pode incluir na sua agenda para perceber como está o clima da organização.

1 - Mantenha uma relação de portas abertas com colaboradores e não deixe isso apenas no "papel" ou no "discurso". Ao conversar com alguém da empresa, lembre que caso a pessoa precise ou mesmo queira passar pelo setor de RH para trocar ideias, será um prazer recebê-la.
2 - Caso um funcionário procure o setor de RH para uma conversa que mereça mais atenção e você não esteja com tempo disponível naquele momento, lembre-se de que você está lidando com alguém que procurou sua ajuda. Ouça o que o colaborador tem a dizer e explique que mais tarde vocês poderão conversar com calma. Peça para ele voltar em outro horário. Confirme o ramal do funcionário e caso ele não compareça, ligue, passe um e-mail ou vá ao departamento para mostrar o seu interesse por ele.
3 - Passar o expediente "escondido" na sala não fará com que o RH perceba o clima que os colaboradores vivenciam. É preciso deixar a mesa e caminhar pelos departamentos, pelos corredores para olhar os rostos das pessoas e ver o sentimento que elas transmitem através do comportamento.
4 - Se a empresa oferece refeitório, não se reserve apenas em almoçar com seus pares. Aproveite a oportunidade para estreitar o relacionamento com os demais profissionais da organização. Não converse apenas sobre trabalho, mas sim sobre o resultado de algum campeonato, um filme interessante que está em cartaz nos cinemas, um bom livro. Tente conhecer e compreender um pouco a diversidade que as equipes possuem.
5 - A área de RH sempre está à frente de eventos marcantes para a empresa como festividades de final de ano, datas comemorativas, entre outras. Quando isso ocorre, mesmo que o evento tenha sido iniciado e se revele que será um êxito total, não fique nos bastidores. Não quero dizer para direcionar os holofotes em sua direção, longe disso. Sair do anonimato remete a ouvir das pessoas aquilo que elas acharam do trabalho que você preparou para elas, saber o que mais as agradou, se algo poderia ter sido acrescentado. Tenha o feedback imediato, enquanto os colaboradores mostram suas emoções.
6 - E já que mencionamos a realização de eventos, uma vez conversei com um RH que promoveu um evento esportivo para os colaboradores, oportunidade em que se comemorou a passagem de uma data importante para a empresa. Para surpresa dos funcionários, o próprio RH também participou das competições e jogou bola com os funcionários. Se ele foi um bom atleta, não comentou. Mas, falou com muita satisfação que os colaboradores disseram que nunca um RH tinha "se misturado" com a turma do chão de fábrica e participado de um evento como se fosse "um deles". Imaginem a percepção que esse profissional de RH teve dos funcionários e vice-versa! Quem trabalha com pessoas sempre deve lembrar que também é uma pessoa e não um semideus!
7 - Os líderes são porta-vozes da organização e, por essa razão, a área de RH precisa dar-lhes o suporte necessário para que desenvolvam um bom trabalho junto às equipes. Para isso, é fundamental ficar atento ao que as equipes pontuam sobre as lideranças, bem como saber os motivos que levam um líder a não desenvolver um bom trabalho. Algumas vezes, um único gap que precisa ser preenchido pelo líder pode ser solucionado através de um trabalho na área comportamental.
8 - Quando se decide ser um RH, o profissional precisa saber que para lidar com pessoas ele necessitará colocar-se no lugar dos outros, principalmente quando for tomar alguma decisão. Isso vale, inclusive, durante a elaboração de programas ou ações por mais simples que sejam. Será que essa proposta atenderá às expectativas, às necessidades dos colaboradores? O que eles querem? Como estão?
9 - Não perca a oportunidade de reavaliar os resultados de ferramentas importantes como a última pesquisa de clima organizacional ofereceu. Não engavete informações valiosas que podem fazer você dar novos rumos à sua gestão.
10 - O que os funcionários pensam da área de Recursos Humanos? Você já parou pensar nessa questão? Não esqueça de que o seu trabalho tem reflexo direto no clima organizacional da empresa e que todo profissional precisa fazer uma autoavaliação, inclusive o próprio RH.

Fonte: RH.com.br
Autor: Patricia Bispo

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