quarta-feira, 3 de julho de 2013

10 vantagens geradas por uma consultoria interna de RH

A descentralização das ações e a atuação sistêmica do profissional Recursos Humanos tornou-se uma estratégica para empresas de todos os portes e segmentos. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto







Afinal, é o RH que lida diretamente com quem faz e traz o diferencial para o negócio: o capital intelectual. Diante disso, muitas empresas acreditam no retorno que uma consultoria interna de RH pode gerar seja em médio ou longo prazo. Confira abaixo, algumas das vantagens geradas por essa mudança de gestão.
1 - Como qualquer outro setor, a área de RH precisa estar atenta aos processos de inovação e a consultoria interna, quando bem estruturada, é um caminho para o aprimoramento da atuação do profissional do RH, inclusive como parceiro estratégico do negócio.
2 - A consultoria interna de Recursos Humanos tem mostrado um ganho significativo nas respostas que precisam ser dadas aos colaboradores, uma vez que o consultor interno assume o papel de sempre estar próximo aos departamentos, muitas vezes, vencendo a burocracia existente. Vale aqui registrar que vencer a burocracia significa agilização dos processos.
3 - Constantes melhorias nos processos, pois através da consultoria interna de RH a empresa consegue ter uma visão holística da realidade e das necessidades dos funcionários. Muitas vezes, as organizações investem cifras significantes em ações e o retorno sobre o investimento nem sempre é o esperado, porque não houve uma leitura correta do ambiente corporativo.
4 - A atuação do consultor interno de RH permite a realização da mensuração de resultados em menor espaço de tempo, principalmente dos processos considerados estratégicos para a companhia e que precisam chegar à alta direção em espaço de tempo hábil.
5 - O consultor interno de RH passa a ter uma visão mais abrangente dos subsistemas de RH e a empresa, por sua vez, passa a contar com um talento mais preparado para lidar com situações adversas.
6 - Melhoria da percepção do clima organizacional, visto que a consultoria interna de RH sempre está próximo aos colaboradores. Dessa maneira, é possível identificar problemas que comprometam a satisfação interna e que comprometam não apenas o desempenho de um profissional, como também de uma equipe e até de um setor estratégico.
7 - Fortalecimento da relação empresa-colaborador, pois além das lideranças, o consultor interno de RH também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores.
8 - Transparência da gestão, pois os funcionários sabem que todos os dias eles têm um RH próximo a eles, não apenas para buscar informações, mas também para tirar dúvidas sobre assuntos pertinentes às suas atividades laborais e à própria organização.
9 - Redução de possíveis resistências aos processos de inovação. Sistematicamente o consultor interno de RH avalia quais são os recursos internos que têm mais chances de alcançar o público-interno Quando isso ocorre, implantar um processo de inovação, por exemplo, torna-se menos assustador, pois a empresa saberá usar estratégias que ajudem a quebrar paradigmas e a vencer barreiras que possivelmente surgirão no processo.
10 - Com a atuação da consultoria interna de RH, a empresa ganha um diferencial na sua Gestão de Pessoas, pois esse investimento se traduz em resultados que quando somados melhoram a imagem da organização junto ao público interno. E quando o colaborador passa a acreditar na empresa em que ele atua, reduz as chances dele migrar para a concorrência. Redução de turnover impacta positivamente também para aqueles que ainda não fazem parte da equipe, ou seja, existe uma tendência natural de atrair mais os talentos tão cobiçados pelo mercado.

0 comentários:

Postar um comentário