quinta-feira, 4 de julho de 2013

3Cs da contratação ideal



A tarefa de contratar ( partindo do pressuposto que alguns itens de praxe  foram superados, tais como: mapeamento de competências chaves para o cargo em questão  aplicação de testes de avaliação psicométricas e afins. dinâmicas  entrevistas individuais e em grupo e ferramentas, entre outros.) Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto





E por gostar muito de focar na essência das coisas, entendo a proposta dos 3C´s da contratação ideal - possa servir para 90% das empresas do mercado atual, então vamos lá:

1 - CARÁTER
Sem discorrer filosoficamente sobre este conceito, entendo que nos dias de hoje, dias competitivos e de acirrada pressão e busca desenfreada por resultados, ter CARÁTER é fundamental para manter suas convicções (e da empresa que todo profissional representa) e fazer o que é certo, e atingir o resultado do modo correto, mesmo quando todos dizem o contrário. Ter caráter, analogamente, é o que Jack Welch chamou de "estofo" pra aguentar os confrontos do mundo corporativo.

2 - CÉREBRO
Veja que aqui eu não estou falando de QI superdotado ou inteligência, estou apenas me referindo à capacidade de aprendizado que todos nós temos e que, muitas vezes, encontra-se encostada por puro comodismo. As empresas e o mercado demandam desesperadamente por isto: pessoas com cérebro, que pensam, que refletem, que questionam, que analisam, que contrapõem pontos de vistas, que agregam por pensar, que se inspiram pelas ideias a sua volta e com elas, criam novas ideias. Então, que me desculpem os críticos de plantão, mas CÉREBRO está em falta no mercado de trabalho, e num negócio - sem cérebro não há resultado!

3 - COMPROMISSO
Muito já se falou e ainda se fala sobre compromisso. Do meu ponto de vista o compromisso é a materialização dos dois itens citados anteriormente na forma de esforços que vão além do que é comum, que superam a mediocridade dos que já se acostumaram a fazer o básico. Todo "compromissado" de verdade, sabe que precisa imprimir energia - coragem e força além do normal naquilo que estão envolvidos para que, novamente, o resultado seja atingido.

Compromisso também exige: Caráter e Cérebro!

Agora a pergunta que talvez muitos se façam neste momento é: OK, mas como identificar isto num processo de contratação?

Simples: faça perguntas certas, questionamentos que saiam da normalidade, faça indagações capazes de "tirar o chão" do entrevistado à sua frente e neste momento você verá, de forma cristalina, se este profissional possui os 3C´s que correspondem a uma contratação ideal e que gerará resultados saudáveis em qualquer negócio.

Por fim, lembre-se: a superação desta etapa não é o fim, mas SIM o início de um amplo processo de treinamento, desenvolvimento, apoio, "coaching" e cobrança construtiva que reforcem ainda mais estas três importantes "características" das pessoas de sucesso.

Fonte: RH.com.br
Autor: Marcos Ton
RB

0 comentários:

Postar um comentário