quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como lidar com os recém-chegados na empresa

O ritmo acelerado de contratações e promoções traz um desafio a mais ao dia a dia: como lidar com os novos chefes e os colegas recém-chegados? Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto 








Há muitos novos colegas chegando de outras companhias, o que exige jogo de cintura e flexibilidade dos colaboradores mais antigos para lidar com situações do dia a dia.
Explicar a dinâmica do trabalho, cooperar com os recém-chegados para preservar o desempenho do grupo e colaborar com eles para cumprir suas próprias metas. Essa realidade é ampliada se considerarmos os estrangeiros que têm vindo ao Brasil para trabalhar e os novatos que foram promovidos recentemente. Como se sair bem nessa tarefa de “anfitrião corporativo”? a melhor dica é saber se colocar no lugar do outro. Ao fazer isso, o funcionário antigo identifica as dificuldades que os novos enfrentam e, ao entender suas necessidades, conseguirá ajudá-los melhor, essas boas vindas são determinantes, pois definem como será o relacionamento no futuro. 
Veja a seguir como lidar com os novos chefes e com os colegas recém-chegados.

1-Chefe novo chega ao setor
Como agir: Não seja resistente. Mostre-se aberto às mudanças e disposto a encarar a nova aventura ao lado dele. Essas são posturas recomendáveis quando um novo chefe assume. Desapegar-se do que já foi feito, ter tolerância, apoiar as modificações e ajudar o gestor na avaliação de riscos são atitudes positivas. 

Cooperar é muito diferente de ser bajulador. O risco de parecer puxa-saco existe, caso o funcionário se ofereça para resolver assuntos pessoais do chefe dentro da empresa, como cuidar da vaga de garagem dele. Evite atitudes desse tipo. Pode causar uma primeira impressão ruim. 

2- Colega novo vem de outra área ou de outro mercado
Como agir: Compartilhe as especificidades da função naquele segmento com o novo colega. Afinal, você conhece bem as demandas e a rotina do negócio. Ao mesmo tempo, não menospreze a experiência do recém-chegado. É preciso manter uma postura de curiosidade para descobrir do que o outro entende, em vez de achar que ele nada sabe só porque veio de um mercado diferente.

Tirar dúvidas sobre o trabalho anterior do novo colega o deixa mais à vontade para perguntar. As respostas devem ser simples. Reações de surpresa e ironia devem ser evitadas para não criar constrangimentos.

3- Profissional substitui um funcionário carismático
Como agir:
Evite comparações. Esse tipo de atitude gera prejuízo tanto para quem é comparado quanto para quem gasta energia com a prática destrutiva. Caso um colega compare um e outro, não reforce seu comportamento negativo. Pelo contrário, destaque o que o novo integrante da equipe tem de bom.


Além disso, ao entender o que o recém-chegado tem de marcante, o funcionário mais antigo deve tentar descobrir a melhor forma de aprender essas habilidades com ele. E mais: engana-se quem pensa que carisma é tudo. “Ter comunicação clara, focar em resultado, dar feedback construtivo, ajudar no desenvolvimento dos colegas são competências que podem fazer uma pessoa não carismática conseguir a boa vontade dos demais”.
 
4- Líder novato
Como agir: De início, o funcionário precisa apoiar o chefe recém-chegado que quer mudar tudo, ainda que não concorde com a estratégia. Mas deve aproveitar o momento de mudança para sugerir as que julga realmente importantes. Por último, caso discorde de alguma proposta do superior, o subordinado deve pontuar as divergências com um discurso positivo. Proponha fazer as mesmas mudanças, mas de forma diferente.

Para embasar suas ideias, conte o histórico da área. Caso a cultura organizacional não estimule a troca de opinião por parte dos colaboradores, eles devem criar uma relação de confiança com o gestor para, mais tarde, cavar abertura para fazer sugestões. Primeiro é preciso ouvir o chefe novo para entender por que a meta de aumento do desempenho foi estabelecida.

Fonte: abril.com.br
Autor: Desconhecido
VG 

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