sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Líder Colaborador



O líder realmente não motiva, porém, como grande responsável pela existência de um bom clima organizacional na empresa, deve cuidar para a manutenção de um bom ambiente que favoreça a motivação de seu pessoal. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.







A atuação competente do líder é fundamental em vários aspectos, cria clima organizacional motivador, mas o contrário pode tornar o ambiente num clima organizacional amplamente inviável.

A cultura expressa tanto àquilo que as pessoas são quanto aquilo que querem ser.

A perspectiva empreendedora da gestão exige do líder visão multifuncional e integrada da organização, o que significa não só planejar, organizar, coordenar e controlar, mas também atuar como líder e parceiros de seus empregados, mantendo o foco nos negócios da empresa.

O líder é um dos grandes responsáveis nas organizações por essa missão complexa de encaminhar as pessoas nos processos de mudança em direção a um ponto definido como ideal na visão de futuro.

Quando existe unidade de visão, é mais fácil manter a identidade organizacional e centrar os esforços no foco desejado.

A iniciativa dos funcionários deve ser valorizada, bem como compartilhada a tomada de decisão pelo líder.

É papel também do líder estabelecer uma ponte entre as necessidades de estima e de apreciação de seus subordinados e aquelas de auto-realização.

O feedback autêntico ao empregado, por exemplo:  pode levá-lo a se motivar, criando nele a ânsia de realizar mais e melhor.

O estímulo à descontração, à criatividade individual e ao envolvimento com os resultados desejáveis possibilita ao líder criar o ambiente adequado para que a motivação se desenvolva.

Inclui-se neste papel a responsabilidade pela manutenção de qualidade de vida satisfatória para a equipe em seus múltiplos aspectos e necessidades.

Quanto mais se investir na satisfação das necessidades das pessoas, temos mais oportunidades da realização humana mais positiva será o impacto sobre a competividade da organização.

A excelência buscada por toda e qualquer organização, seja nos serviços ou produtos que oferece, depende de sua disposição institucional de incorporar qualidade não apenas nos processos, mas principalmente no relacionamento com as pessoas, vê-las como clientes internos que nela trabalham o que significa ver o empregado em sua dimensão técnica e compreendê-lo em sua dimensão humana.

Nenhum liderado deve temer seu líder, mas sentir respeito; como também seu líder ver e tratar todos os membros da equipe com respeito e empatia.

O líder não precisa ter o controle absoluto da equipe, porém conhecer pelo menos o necessário para que haja uma comunicação ótima entre todos.

Também precisa ter um estilo de liderança em que deve conduzir seus liderados com argumentação e explicações sobre a situação e motivos de suas ações, dando aos liderados oportunidades de serem ouvidos e considerados. Dando mais espaços para as pessoas participarem de suas decisões.

Uma equipe motivada não é somente a suprema conquista do líder, mas uma das principais condições para geração de lucros nas empresas.

Trabalhadores motivados se superam.

O líder se complementa.

Atinge plenamente as expectativas da empresa.

Fonte: RHPortal
Fonte: José Julio Camêlo Ferreira 


                                                                                                                KS

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