sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nova implementação no módulo de T&D - Inserção dos custos e despesas de treinamentos




Foi implementado na versão 1.1.65.58 a funcionalidade que permite a inserção dos custos e despesas com T&D. Esse processo possibilita o gerenciamento das despesas realizadas para os treinamentos, onde o seu  intuito é dar mais ferramenta para que os usuários analisem e controlem os recursos financeiros da organização. Clique em ‘’mais informações’’ e saiba mais sobre esse assunto.




Para ser realizado essa movimentação no sistema, é necessário realizar os seguinte passos:
1º Passo: O usuário deverá cadastrar os Tipos de despesas seguindo o caminho T&D > Cadastros > Tipo de despesa. O cadastro de despesa é ilimitado, isso é, o usuário pode cadastrar quantos quiser. Para cadastrar mais tipos de despesas, basta seguir o mesmo fluxo apresentado anteriormente.

 2° Passo: Após a inserção dos tipos de despesas o usuário deverá movimentar as informações referentes aos custos para os treinamentos através do módulo de T&D > Cadastros > Cursos/Treinamentos > Turmas > Editar. Ressaltamos que para inserir essas informações o usuário já deverá ter cadastrado os cursos e as turmas. 

O sistema RH irá processar uma nova tela para que possamos lançar os custos referentes a cada turma. O usuário deverá clicar na opção “Detalhamentos dos custos” como mostra a imagem ao lado, e ao final de cada despesa, informaremos o valor total em reais. Em seguida clicaremos em Gravar para que o sistema salve as informações inseridas. Ao salvar essas informações aparecerá no campo Custo o valor total da soma de todas as despesas lançadas. Para finalizar o processo clicaremos na opção  Gravar na tela de Turma.

  
3º Passo: Para Visualizarmos o relatório de Investimentos em T&D deveremos clicar no módulo de T&D > Relatórios > Investimento em T&D. O sistema processará uma tela onde especificaremos o período, marcar os cursos e as turmas.
Esse relatório trará um agrupador de turmas por curso/Treinamento, o detalhamento das despesas para a turma, o valor de cada detalhado por tipo de custo, a quantidade total de participantes e o valor do investimento rateado para cada um dos colaboradores que participaram.


4º Passo: O sistema também possibilita a visualização de um gráfico no painel de indicadores através do mesmo módulo de T&D > Painel de indicadores. Nesse gráfico o usuário poderá visualizar o resultado através de indicadores sobre quais tipos de despesas estão causando um maior impacto financeiro na realização dos cursos ou simplesmente para mensurar em qual tipo de despesa é investido maior valor para que o setor de RH se programe e busque novos meios para reduzir os custos e ampliar os resultados. Dessa forma o usuário poderá tomar medidas estratégicas que facilitem uma melhor divisão de investimento levando em consideração a relação custo x beneficio para a organização. 


Fonte: Ente Tecnologia

Autora: Karina Souza

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