quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Liderar é interagir com a equipe


Com a economia globalizada as empresas precisam se renovar constantemente, isto quer dizer não só na forma de pensar os negócios, mas também na forma de gerir pessoas. É neste momento que entra o líder de equipe, o gestor que deve ir além de cumprir suas tarefas para conseguir o máximo de sua equipe.
Mas percebemos que estes profissionais são escassos nos dias hoje, o que existe são chefes preocupados, ou melhor, ocupados, sem tempo para estar ou ouvir as pessoas com as quais trabalham.Clique em ''mais informações'' e saiba mais sobre esse assunto.


Os mesmos esquecem que só vão obter retorno se trabalharem junto com a equipe, percebendo os problemas e as dificuldades de cada um. Conversando, incentivando, corrigindo e até agradecendo um bom trabalho.
Lideres precisam ter objetivos de construir, educar, dar apoio e fortalecer a equipe, mas o que acontece é que muitos destroem, exploram e dominam seus subordinados com palavras e ações. Talvez sem perceberem, tomados pela pressão por resultados.
Mas estes resultados só serão possíveis se o líder estiver comprometido com as pessoas, identificando ações que possam motivá-los para o trabalho. Ele precisa ter uma visão aberta, influenciar e contribuir para o fortalecimento do grupo.
Um líder deve ser um modelo a ser seguido, um exemplo para os demais, deve perceber que não esta só, que sempre terá alguém o observando. Portanto seu movimento deve ser coerente para transmitir o melhor de si.
Lideres de verdade tem a confiança da equipe, gerenciam as expectativas dos liderados, encorajam e são consistentes em suas ações e atitudes.
Ser líder é ir além dos procedimentos e processos do setor em que atua, é participar da equipe, conhecendo as pessoas, com as quais trabalha, é perceber que sua equipe é formada por pessoas, portanto seres humanos que pensam, tem expectativas e objetivos diversos. Os liderados precisam sentir que podem contar com o líder em qualquer momento. Isto quer dizer tanto nos erros como nas vitórias.
Um líder precisa reconhecer a importância de sua equipe, por mais simples que possa parecer à tarefa para conseguir ir além das metas estabelecidas. Portanto ser líder é acreditar e valorizar as pessoas com quem trabalha e convive diariamente. A equipe precisa perceber que tem um líder e não um chefe.

Ines T. M. Gracioli - Analista de Recursos Humanos - Empresa Medicina Diagnostica Mãe de Deus Center - 10 anos experiencia na area de RH - Formanda de Administração de Empresas - Unisinos - São Leopoldo/RS

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