quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Por que as empresa adotam a meritocracia?

Receber de acordo com a entrega de resultados dados à empresa, graças ao mérito de cada profissional. Isso é o que se propõe a meritocracia - um sistema que tem sido adotado como forma de atrair e reter talentos em uma realidade organizacional que exige cada vez mais entrega e comprometimentos dos funcionários. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.





Confira abaixo, alguns dos benefícios que a meritocracia proporciona às empresas. 
1 - A empresa que adota a meritocracia atrela sua gestão ao estabelecimento de metas, ou seja, determina até onde o funcionário deve chegar para ter o seu mérito transformado em uma gratificação ao final de cada período estabelecido.
 2 - Uma vez que as metas são estabelecidas, é possível observar com clareza as métricas que asseguram a qualidade dos serviços. Isso, por sua vez, impacta diretamente no aumento da satisfação do cliente externo e as chances de crescimento do negócio tornam-se mais expressivas.
3 - O que a empresa espera do funcionário passa a ser claro e não existe mais espaço para o "eu não sabia disso" tanto da parte do líder quanto do liderado. O colaborador, independentemente do nível hierárquico, terá que fazer a sua parte e se empenhar para que seu mérito seja reconhecido. 
4 - O sistema meritocrático chama para cada membro da equipe a responsabilidade de suas respectivas atribuições. Isso faz com que as pessoas passem a tomar iniciativas que exercerão influência direta tanto no desempenho individual quanto coletivo.
 5 - A prática do feedback pode e deve ser usada na meritocracia. O profissional sabe qual a meta que deve ser atingida ou superada, mas para isso precisa estabelecer com sua liderança o hábito de saber se seu desempenho está sendo ou não satisfatório para o atingimento dos objetivos propostos e o que pode ser feito para concretizá-los. Nesse caso, vale o registro do aprimoramento e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
 6 - Quem dá o melhor de si é recompensado através de bonificações. Quando isso ocorre, os talentos internos têm a oportunidade de fazerem projeções futuras tanto para o campo pessoal quanto profissional. Com o reconhecimento advindo da meritocracia a pessoa poderá realizar desde uma viagem ou até mesmo investir no seu desenvolvimento, realizando um curso considerado fora da sua realidade financeira.
 7 - O aumento da produtividade torna-se um reflexo da adoção da meritocracia. Estabelecidas as metas, os profissionais estarão empenhados na obtenção constante dos resultados e estabelecerão metodologias que lhes farão aprimorar os processos já adotados. Nesse momento, novas ideias também podem ser apresentadas e quando implantadas podem otimizar o desempenho de todo um departamento.
8 - Na busca por pela superação as pessoas tendem a trabalhar em equipe, pois entendem que não se chega sozinho a lugar algum. O sistema meritocrático reconhece o valor dos talentos e transforma isso em bonificações individuais. Contudo, se existir o isolamento dos profissionais todos serão prejudicados. Tomemos como exemplo a recepcionista que deixa de transferir as ligações de forma eficiente para o setor de vendas. Isso impactará não apenas no mérito dela, como também nos profissionais que deixaram de efetivar uma venda, porque não receberam o telefone de um cliente que e acabou migrando para a concorrência.
9 - Competitividade saudável, atrelada a resultados. A organização deve fazer com que as pessoas entendam e apliquem a seguinte premissa no dia a dia: "Eu e meu colega de trabalho recebemos de acordo com nossos méritos e não porque existem preferências ou apadrinhamentos internos". Isso fará com que as pessoas compreendam que todas são valorizadas e têm chances de crescimento interno, para isso basta apenas que deem a entrega esperada.
10 - Atração e retenção de talentos, principalmente para os profissionais que gostam de receber desafios constantes e desejam e ser valorizados pela organização, principalmente no quesito remuneração. Vale uma ressalva aqui, com o passar do tempo a maioria das pessoas passa a compreender que sem qualidade de vida e um clima organizacional satisfatório, uma bonificação diferenciada não será vista como fator de permanência numa empresa.

0 comentários:

Postar um comentário