sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O sucesso da informação no processo seletivo


Enviamos os nossos currículos só pelo título do cargo, até ai tudo bem, muitas empresas ainda usam esse tipo de tática para recrutar acreditando que dessa maneira será mais fácil a seleção e que com poucas informações eliminará os candidatos que não atendem o perfil desejado. Clique em "Mais informações" e saiba mais sobre o assunto








Com tantas técnicas inovadoras para realizar o processo de recrutamento e seleção que existem hoje, agir assim demonstra um pouco de falta da informação da empresa ou falta de preparo do departamento responsável por esses processos, pois isso dificulta a agilidade desses processos, já que anúncios feitos dessa maneira ficam publicados por muito tempo, gerando gastos e perca de tempo. 
Outro problema que gera um anúncio com poucas informações é a trabalheira que dá para entrar em contato com esses candidatos. Muitas vezes a empresa liga para várias pessoas informando a data e o horário do processo de seletivo e ainda não informa detalhes importantes da vaga, gerando um número muito grande de candidatos curiosos e que no próprio processo desistem ao saber da realidade da vaga. Perde tempo e dinheiro a empresa e o candidato que chega com muitas expectativas e sai de lá frustrado e com raiva. 
Os gestores de RH devem colocar em prática algo muito simples que aprendemos nas salas de aula, a transparência do processo, quanto maior as informações do cargo mais rápido e mais preciso o processo seletivo se tornará. A empresa que não divulga detalhes do cargo traz a impressão de algo errado ou que não deseja profissionais realmente qualificados e sim tampar buracos dentro da empresa. Os processos seletivos iniciados dessa maneira têm mais facilidade em falhar contratando profissionais sem comprometimentos e que desejam apenas uma fonte de renda passageira, sem o perfil de agregar valores e resultados para empresa. 
Para diminuir esses problemas uma das saídas e diminuir os gastos com anúncios, a empresa deve ser clara ao anunciar uma vaga. Qual o problema de colocar os detalhes que são de extrema importância ao candidato? Mesmo que a divulgação seja resumida, ao entrar em contato com os candidatos informe os detalhes, essa conversa que tudo será esclarecido no momento da entrevista já passou, nós estamos na Era da Informação, hoje é temos muitos mecanismos que trazem essas informações praticamente em tempo real e nós como gestores de um departamento de Recursos Humanos devemos utilizar esse mecanismos para agilizar e melhorar o nosso trabalho. 
Outra dica muito importante, agora essa é para os candidatos, ao receber um contato da empresa pergunte tudo que deseja saber, não tenha medo, isso vai facilitar sua tomada de decisões e economia do seu tempo. Não adianta comparecer a uma entrevista e sair de lá reclamando, falar mal do cargo na sala de espera, duvidar se a empresa é séria, se o cargo vai atender suas expectativas e tal. Pergunte, tente saber o nome da empresa, pesquise, verifique se o salário vai atender suas necessidades, quem vai sair ganhando é você candidato, que muitas vezes deixa de ir a outro processo seletivo que poderia ser muito mais interessante por simples falta de informação. 
Então empresas e candidatos, vamos procurar melhorar os processos de recrutamento e seleção, assim poderemos ter muito mais sucesso em recrutar e selecionar o emprego e o profissional certo. 

Fonte: Portal Educação

Autor: Glisiane Rodrigues

VG

0 comentários:

Postar um comentário