segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pesquisa De Clima Organizacional

O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto







É claro que um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio e quem inova são pessoas e não máquinas. A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gerente de pessoas (recursos humanos). Acredito que já tenham ouvido falar na Pirâmide de Maslow.
Mas falando de forma prática, como as pequenas e médias empresas podem trabalhar e inserir um bom clima organizacional? Vamos lá:
1. Os diretores e acionistas devem estar sensibilizados da importância do clima para a empresa. Não como custo, mas como investimento que traz geração de riqueza.
2. A equipe de gestão de pessoas deve planejar e buscar indicadores que deseja acompanhar, os aspectos e atributos que querem analisar (na Tabela 1 abaixo, apresento o que uso no Portal Educação). Definir a parametrização de perguntas e respostas. Todo este planejamento e definição devem estar vinculados com os valores, missão, visão e planejamento estratégico da empresa.
3. Aferir clima por meio de pesquisas junto aos colaboradores. Para as empresas que possuem internet e computadores para toda a equipe de trabalho, sugiro que usem para preparar a pesquisa um destes sites: http://pt.surveymonkey.com ou www.equestiona.com. Fazer a pesquisa com o uso da internet facilita a tabulação de dados. Os que possuem dúvida sobre o que inserir na pesquisa, recomendo partir da lista da Revista Exame/Você S/A (veja aqui) e da Revista Época/GPTW (veja aqui). Vejam na lista abaixo alguns modelos prontos disponíveis na internet, para terem uma ideia de modelos. 
4. Como resultado da pesquisa em mãos, vocês terão indicadores reais de como está o clima de sua empresa.Assim, poderão trabalhar de forma direcionada os trabalhos, propor mudanças, vincular benefícios com metas. Um trabalho que deve ser coordenado pela equipe de Gestão de Pessoas, com a participação de todos os líderes e apoio dos acionistas. Lembrando que ouvir o que é solicitado é importante, porém é mais importante “dar” o que realmente é necessário.
5. Divulguem o resultado para toda a empresa.
6. Monitorem o clima (com nova aplicação da pesquisa) a cada 6 meses. Comparem com o resultado anterior. Vincule com uma meta do gerente de pessoas, por exemplo, manter clima organizacional acima de XX%.
A cada resultado da pesquisa de clima, é fundamental o departamento de gestão de pessoas, analisar profundamente os resultados obtidos e propiciar de forma pontual com os líderes as mudanças a serem trabalhadas por toda a empresa.
Nas perguntas abertas, haverá sugestão de melhorias e benefícios a serem implantados. Para uma pequena ou média empresa, recomendo: comecem aos poucos, com um ou dois benefícios, e vinculem os mesmos com metas e resultados. Tudo que é ganho de forma fácil não é valorizado. Tem de ser conquistado pelos colaboradores. Dessa forma, usem o endomarketing de modo eficiente na divulgação e clareza nas regras dos benefícios, caso esteja vinculado com alguma regra. Assim, trabalharão a transparência.
Um bom clima é um investimento para a empresa. Diminui absenteísmo, melhora o trabalho em equipe, valoriza o trabalho das pessoas, diminui turnover, aumenta a participação, propicia clima inovador, melhora produtividade, valoriza a empresa, gera valor, enfim. Os benefícios são extraordinários.
É claro, que foi apresentado apenas um resumo, pois sei que vocês colegas empreendedores gostam de coisas práticas, para se ter uma visão geral do processo. No entanto, há todo um trabalho envolvido nisso que o departamento de gestão de pessoas deve se aprofundar. Sucesso a todos!



Autor: Ricardo Nantes
Fonte: RH Portal

VG

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