sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Líderes preparados, colaboradores motivados

Os líderes hoje têm um papel importante nos resultados das empresas e para obter esse resultado precisam manter a suas equipes motivadas. Motivar é ter motivos. Motivos para trabalhar, para se dedicar e fazer bem-feito aquilo que lhe é confiado, em busca de resultados que beneficie um núcleo comum. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto







Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Hoje, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada e aperfeiçoada.

Com a chegada do novo milênio, deparamos com grandes transformações, oportunidades e desafios no mundo dos negócios. E a liderança deve estar preparada para assumir um papel diferenciado dentro do ambiente no qual está inserida, pois ser líder é diferente de ser gerente, e diferente de ser chefe.

Se um departamento não for bem gerenciado, não há liderança que possa impedir o caos, com todos os problemas inerentes a má gerência. Quando o gerente não consegue motivar seus subordinados, ele será considerado apenas um profissional que está fazendo o seu trabalho razoável, mas nunca um líder.

Entretanto, não se deve confundir liderança com direção e nem com gerência. O foco de atenção do gerente está voltado, unicamente, para dentro da empresa. Já o do líder está, pelo contrário, voltado para fora, pois é de lá que ele tira lições e possibilidades novas. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder, mas, ao contrário do que todos pensam nem sempre um líder é um bom administrador.

Já o chefe promete, alicia e ameaça com a mesma facilidade. Suborna, disfarçando de campanha motivacional. Gere pelo movimento e não pela motivação. Em sintonia com a filosofia empresarial que lhe dá guarida, parte do pressuposto de que problemas técnicos exigem conhecimento, mas para problemas com pessoas basta um pouco de bom senso. É presa fácil de treinamentos que visam desenvolver o chefe ideal (afinal, crê na existência dele), confiando haver uma forma ideal de se lidar com pessoas.

Ser líder não é gerenciar pessoas. Líder é aquele que busca nas pessoas uma forma de fazer com que elas desenvolvam atividades que tragam uma satisfação pessoal, como profissional e como ser humano.

Desta forma, para se obter resultados, o líder deve encorajar e trabalhar em conjunto com seus colaboradores, pois dentro de uma empresa colaboradores só mostrarão resultados se forem motivados.

A motivação consiste no conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objetivo. É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

No mundo globalizado em que estamos vivendo, as organizações têm se preocupado muito com a motivação de seus colaboradores. Profissionais motivados trabalham felizes e apresentam melhores resultados financeiros, pois a motivação tem uma relação direta com o bom desempenho.

Três fatores geralmente influenciam o desempenho individual das pessoas no trabalho: a habilidade, o ambiente de trabalho (os recursos para trabalhar) e a motivação. Dessas, a mais desafiadora para o administrador é a motivação, por quanto nas duas outras, os problemas relativos a elas podem ser facilmente resolvidos, seja com a substituição do pessoal, seja provendo o ambiente de trabalho com melhores recursos. Entretanto, quando se trata de motivação o problema ganha outra envergadura, porque a motivação individual e o comportamento humano são fenômenos complexos. Difícil é identificar a sua causa para determinar uma solução.

Com a falta de motivação cria-se um desinteresse pelo trabalho. Já quando se está motivado os colaboradores empenham-se mais e deixam apenas de executar tarefas, mas passam a realizá-las com mais prazer e dedicação.

As organizações devem utilizar métodos de motivação para aumentar a produtividade e o rendimento de seus colaboradores, e a liderança irá exercer um importante ponto de alavanca do processo de estímulo à motivação. Um líder motivado, com capacidade para a comunicação, de participar efetivamente do cotidiano da equipe, pode proporcionar estímulos positivos aos demais e contribuir para um estado de motivação na empresa.

Os líderes têm que ficar atentos, pois alguns fatores podem interferir na motivação dos colaboradores deixando-os com baixo rendimento e insatisfeitos dentro do ambiente de trabalho, levando-os a produzir menos e causar falhas na produção. Sendo assim, para motivar sua equipe, o líder deverá orientar-se e ser bastante cauteloso, pois cada indivíduo possui uma forma de ser motivado e precisa ser trabalhado de maneira particular e individual. Por isso, ele deve estar na constante busca por novas técnicas e métodos que tragam resultados positivos.

O líder bem preparado é aquele conhecedor dos seus colaboradores e das várias técnicas motivacionais para moldar a equipe a fim de manter, como resultado, um grupo eficiente e coeso.

Portanto, chega-se à conclusão de que não existem receitas prontas e definidas para resolver os problemas da falta de motivação. Isso não é fácil, pois os indivíduos são seres diferentes, cada um com sua história, sua cultura, personalidade e não há como moldar o comportamento humano a um protótipo definido.

A motivação manifesta-se de várias maneiras, em diferentes momentos, por diversos fatores e em níveis diferentes de importância a cada momento, de indivíduo para indivíduo. As pessoas não são iguais e nem fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. Sendo assim, é indispensável respeitar o ser humano, mantendo intacta sua maneira espontânea de ser. Motivação é a diferença que faz diferença. Não se tem um truque específico para vencer, o que existe é uma atitude cotidiana. Quando há motivação, o indivíduo faz acontecer.

Fonte: RH.com.br
Autor: Sandra Oliveira
RB


0 comentários:

Postar um comentário