sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Pesquisa de clima revela satisfação dos talentos



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    Por essa razão, muitas companhias adotam recursos que lhes permitem uma melhor proximidade com o capital intelectual, dando aos colaboradores a chance de manifestarem suas opiniões em relação ao contexto que eles vivenciam diariamente enquanto exercem suas atividades laborais.
   O Magazine Luiza é uma empresa que recorre a várias ferramentas para dar voz a aproximadamente 23 mil profissionais e uma delas, por exemplo, é a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) adotada pela organização desde 2001.
   De acordo dom Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas, o Magazine Luiza é uma organização que respeita e valoriza seus colaboradores. Uma das principais ações que temos para que os colaboradores sintam-se valorizados é a oferta de mecanismos que os estimulem a se comunicarem com a empresa. "A Pesquisa de Clima é uma delas, dentre várias outras que a empresa possui. Estas ferramentas oferecem condições para que a voz do funcionário chegue a todas as instâncias da companhia, inclusive, à nossa presidência. A rede acredita na importância da total acessibilidade das lideranças a todos os níveis hierárquicos e a pesquisa é uma das formas de promover esta condição", argumenta.
    A PCO acontece a cada 18 meses e os colaboradores do Magazine Luiza são convidados a dizer como se sentem em relação à empresa. As respostas são anônimas e todos são incentivados a exporem suas opiniões de forma sincera. A participação é espontânea. Para se ter uma ideia de como esse recurso tem peso na cultura da empresa, na pesquisa de clima de 2011, por exemplo, o índice de participação foi de 83%.
  "A análise do grau de satisfação dos colaboradores é um importante termômetro para saber se os investimentos em pessoas estão sendo aplicados corretamente e se os líderes atuam de acordo com os valores e Código de Ética da empresa. Esta pesquisa é utilizada também como um importante indicador para o planejamento estratégico da empresa", enfatiza Telma Rodrigues.
   Realização da pesquisa - Na área de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza existe um Núcleo de Clima que cuida de todas as avaliações da empresa. Graças à tecnologia, a Pesquisa de Clima é realizada através do Portal Luiza e todo o sistema dessa ferramenta fica em uma base de dados externa - servidor, pertencente a uma consultoria contratada pelo Magazine Luiza, com o intuito de garantir a confidencialidade dos dados e o anonimato dos colaboradores. Dessa forma, todos os funcionários podem responder com tranquilidade às questões sem que sintam qualquer tipo de constrangimento.
    Primeiro, a empresa certifica-se que as pessoas aptas para responder à pesquisa estão devidamente alocadas em suas devidas áreas, depois passa estes dados para a consultoria externa, parceira do processo, montar o sistema. Paralelamente, são revisados os fatores analisados, ao passo que o questionário é validado e atualizado com os diretores.
   "Na sequência, fazemos o plano de comunicação, cujo link é disponibilizado no Portal Luiza e comunicamos em todos os canais a data para resposta da Pesquisa Clima, que é aplicada em toda a empresa e analisada pela consultoria parceira", explica Telma Rodrigues, ao acrescentar que com as respostas em mãos, a consultoria monta uma apresentação para todos os diretores e demais líderes da empresa. Em seguida, cada unidade ou área recebe seu resultado individualmente para, então, montar o Plano de Ações de Melhoria. Enquanto isso, a diretoria toma ações de impactos corporativos.
     É relevante deixar claro que os resultados são, primeiramente, avaliados em conjunto com todos os diretores e algumas decisões são tomadas para melhorar os aspectos que geraram menor satisfação. Só depois, os dados são tabulados também por diretoria, unidade e regional, e são trabalhados separadamente pelas lideranças. Todos os diretores e gerentes regionais recebem a avaliação de sua área e um modelo de plano de ação a ser desenvolvido em conjunto com todos os gerentes e equipes. Por sua vez, as unidades-alvos de maior insatisfação recebem uma intervenção direta da equipe de Clima, onde são trabalhados os possíveis pontos de conflito.
     A aplicação da pesquisa ocorre num período de aproximadamente 60 dias.
 Indicadores analisados: engajamento, desempenho, valores, comunicação, direção, desenvolvimento de carreira, liderança, recompensa, cooperação e recursos.
 
Autor: Patrícia Bispo
Fonte: RH.com.br   
VG
                                                                                                                      

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