quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Networking: Vença a barreira da timidez e se apresente para o mercado

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Nessa hora, ter contatos e relações com outras pessoas que atuam na sua área ou em áreas relacionadas pode te ajudar a dar aquela impulsionada na carreira.
No Brasil a prática do Networking, apesar de acontecer em grandes eventos e feiras, muitas vezes é levada como algo forçado, como se os profissionais quisessem impor sua presença aos demais, e talvez esse seja o seu pensamento. Entretanto, formar uma boa rede de contatos pode sim, garantir excelentes oportunidades e acelerar o seu sucesso.
Que abordagem usar para fazer networking?
Um estudo da Universidade de Oxford mostra que na hora de gerenciar a rede de contatos, confiança e troca de conhecimento valem mais que mil cartões corporativos. Isso significa que não adianta sair por aí dando cartão a todos que passam à sua frente, se você não estiver realmente interessado no que o outro tem a dizer.
Na tabela abaixo você confere as duas formas de gerenciar seus contatos.

Erros e mitos do networking
O site da revista Exame publicou uma matéria em que fala dos mitos e erros mais comuns de quem se propõe a formar uma rede de contatos por aí.

Confira:  
  • Não é preciso cuidar dos relacionamentos: não adianta procurar seus contatos somente quando se está precisando de ajuda, é necessário criar relações que transpassem a entrega de cartões;
  • Você vai parecer interesseiro: Esse é um pensamento geralmente de pessoas que são muito tímidas. Como elas não fazem networking instintivamente, com a impressão de que estão sendo inconvenientes, podem afastar-se um pouco desse tipo de contato;
  • Qualquer networking é bom: Isso é algo que acontece com pessoas muito comunicativas, por ter facilidade em conversar e fazer amizades e acabam desperdiçando tempo com pessoas que talvez não agreguem tanto à sua rede de contatos.
Como podemos perceber o networking é muito importante na carreira de qualquer profissional.  Aproveite todas as dicas para começar agora a conhecer mais pessoas que possam ser seus parceiros de negócios, empregadores, e quem sabe até, grandes amigos.


Fonte: IBC ( Instituto Brasileiro de Coaching)
Autor: Desconhecido 
                                                                                                                                                     VG

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