segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sucesso na carreira começa desde cedo



É muito comum alguns jovens que ainda estão cursando uma universidade ou que acabaram de se formar questionarem se o processo de Coaching também é válido para eles. A ideia que se tem é que o Coaching só é interessante para profissionais que já atingiram um certo patamar na carreira, como supervisores, gerentes e, principalmente, executivos. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto







Esse é um grande mito! Segundo o ICF - International Coaching Federation, "Coaching profissional é um relacionamento que ajuda pessoas a produzir resultados extraordinários em suas vidas pessoais, carreiras, empreendimentos ou organizações. Com o Coaching, os clientes aprofundam seu aprendizado, melhoram suas performances e sua qualidade de vida". Como podemos ver, não existe nenhuma restrição quanto à idade, sexo ou crenças.
A experiência tem mostrado que o Coaching é extremamente útil para os jovens, especialmente no processo de escolha da carreira que irão seguir. É muito comum alguns deles decidirem para qual curso vão prestar vestibular somente na hora de preencher a ficha de inscrição, ou perceberem que gostariam de fazer outra coisa no decorrer do curso.
Uma das explicações para essa dúvida é o fato de que, atualmente, existe uma enorme quantidade de cursos e instituições. De acordo com o Guia do Estudante Vestibular 2005, existem 1.603 faculdades e universidades - 100 a mais que a edição anterior - e 19.279 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos - um aumento de quase 30% em relação ao número do ano passado. Se pensarmos que há pouco tempo, escolher um curso universitário se resumia basicamente em optar entre Engenharia, Direito e Medicina, realmente não parece uma das tarefas mais fáceis, não?
Analisando-se o modelo americano de escolha de carreiras, percebe-se que essa necessidade já é atendida. Os estudantes entram nas universidades escolhendo apenas a área na qual pretendem trabalhar (humanas, exatas, etc...). Os primeiros dois anos são comuns e a concentração em Engenharia, Economia, Direito, etc... só ocorre a partir do terceiro ano de faculdade. Isso permite que a escolha seja feita dois anos depois. Nesse ponto, os estudantes já tiveram também dois anos de aulas na faculdade, o que lhe fornece maiores subsídios para essa escolha. Faz sentido, certo?
Um outro fator extremamente importante é a influência dos pais sobre os filhos. Apesar de já terem, emocionalmente, condições de tomar decisões, os jovens ainda são influenciados por eles, principalmente por suas crenças e valores. Talvez eles não se atentem de que suas crenças e valores não são, necessariamente, as mesmas de seus filhos. É claro que as intenções são as melhores, porém dizer o que fazer não traz resultados. É comum os jovens ouvirem coisas do tipo:
www.crescimentum.com.br· "Advogado, para ganhar dinheiro, tem que ter outros advogados na família para abrir caminhos" · "Só existem 3 cursos de graduação de bom nível: Engenharia, Direito e Medicina. O resto é enrolação!"
· Ok! Educação Física é um bom hobby. Mas qual vai ser a sua profissão?"
· Vocês podem fazer o que quiserem na vida, desde que estudem Engenharia primeiro"
· Você quer fazer Veterinária? Esqueça! Nós não temos condições financeiras para isso!"
· "Psicologia?! Mas isso dá dinheiro?"
As perguntas mágicas seriam:
· "O que você gosta de fazer?"
· "Quais são os seus sonhos?"
· "Qual profissão mais te atrai?"
Essa é a fase da vida em que eles estão cheios de questões como "Quem eu sou?", "O que vimfazer neste mundo?", "O que quero ser na vida?" e sentimentos de insegurança e instabilidade emocional. A boa notícia é que é justamente nessa etapa da vida que eles têm mais energia e disposição para tentar, para buscar! Portanto, Coaches podem ser grandes parceiros, ajudando a descobrir as respostas e a trilhar o caminho. Como?
· Ajudando-os a realizar uma auto-avaliação e a reconhecer seus pontos fortes;
· Fazendo-os enxergar quais são as áreas mais importantes da sua vida;
· Levando-os a refletir sobre sua missão, visão e principais valores;
· Auxiliando na construção e alcance de metas;
· Estimulando-os a obter informações sobre a área pretendida, visitando empresas, conversando com profissionais que trabalham na área etc;
· Ajudando-os a construir um curriculum vendedor;
· Informando-os sobre a importância do network.
O grande diferencial do processo de Coaching para o jovem está em poder ajudá-lo a direcionar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, desde cedo, para a profissão com a qual ele realmente se identifica. Assim, ele poderá ser feliz durante o processo de construção de sua carreira, e não apenas no final dele.

Fonte: RH Portal
Autor: Rosana Rodrigues

VG

0 comentários:

Postar um comentário