terça-feira, 28 de maio de 2013

A orientação sexual do candidato não deve ser levada em conta no momento da entrevista


Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil mostra que ainda existe preconceito na hora de contratar um homossexual. Dos 400 entrevistados – homossexuais ou não – 54% acreditam que o preconceito existe apesar de não ser assumido. Clique em mais informações e saiba mais sobre esse assunto






São muitos os casos de candidatos homossexuais qualificados que acabam não sendo contratados sem motivo aparente. É claro que a justificativa da recusa nunca se refere à orientação sexual, mas para quem já sofre esse tipo de preconceito, os motivos são claros. A Constituição Federal Brasileira veta qualquer tipo de discriminação, distinção ou conduta que viole a privacidade ou dignidade da pessoa. Sendo assim, se o candidato julgar que existe a prática de qualquer conduta discriminatória em relação a sua orientação sexual é importante procurar um advogado que poderá orientá-lo sobre as providências que devem ser tomadas.

De acordo com Renato Grinberg, diretor geral da Trabalhando.com Brasil, a orientação sexual do candidato não deve ser levada em conta no momento da entrevista, bem como outros aspectos de sua vida pessoal. “Em países como os Estados Unidos, por exemplo, fazer qualquer tipo de pergunta que não seja de cunho profissional no momento da entrevista, como perguntar a idade, o estado civil, se a pessoa tem filhos, etc., é proibido por lei. O que é de fato relevante na contratação são suas competências, não o que ele faz nas horas vagas ou com quem se relaciona”, explica.

Fonte: www.rhcentral.com.br


                                                                                                                                sg

0 comentários:

Postar um comentário