quarta-feira, 13 de março de 2013

Comprometimento e responsabilidade no trabalho

Nas empresas brasileiras é comum encontrar indivíduos que insistem em levar o pensamento "Tô nem aí para o trabalho. Tô nem aí com a qualidade do serviço prestado, tô nem aí com o uniforme da empresa, tô nem aí com a organização de meu espaço de trabalho, tô nem aí para a satisfação do cliente". Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto



 Isso revela a falta de comprometimento e a ausência do senso de responsabilidade naquilo que fazem.
Certa vez, durante uma palestra para mais de 250 servidores públicos, pedi que todos refletissem sobre o comprometimento no trabalho, e que dessem uma nota de zero a dez para avaliarem sua dedicação pessoal. O exercício era individual e ninguém precisaria se expor. Porém, um participante ficou de pé e pediu a palavra. Fui até ele e entreguei o microfone. Ele disse diante de todos os colegas que ali estavam: "Sr. Cersi, eu não sou comprometido no trabalho. A nota máxima que eu atribuo para meu comprometimento é quatro". E ele continuou: "Há muito tempo esperamos um espaço de trabalho melhor, um salário melhor, por esse motivo não sou comprometido no trabalho".
Em seguida, agradeci a participação dele, retornei ao palco e alertei a todos que, não devemos ficar esperando que as condições externas tornem-se favoráveis para agirmos com qualidade.

- Como fica a sua consciência ao colocar a cabeça no travesseiro antes de dormir, pensando "tô nem aí"?
- Quais os valores estamos ensinando para nossos filhos, se diante dos limites que temos, ao invés de enfrentarmos de forma inteligente, ficamos esperando o mundo mudar para depois nos dedicarmos?
Em seguida, enfatizei que comprometimento é uma questão de responsabilidade, ou seja, ser responsável significa ser aquele que responde por algo, é estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo, tarefa ou empresa.

Obviamente que as empresas precisam proporcionar um ambiente agradável para o trabalho, possibilitando condições para que as pessoas sintam-se bem no que fazem. Os líderes também devem ser participativos, empáticos, dar apoio sempre que necessário, treinar e ser suporte para as equipes. Nenhuma melhoria ocorre nas empresas se não houver uma mudança positiva nas atitudes dos líderes. Quem está na liderança precisa sentir-se responsável pelo sucesso de seus colaboradores.
Se você fez a escolha de trabalhar na profissão que está hoje, então seja um profissional responsável, foque na qualidade do que faz e não fique pensando "se o outro não faz, eu não vou fazer, ou o dia que melhorar isso, ou aquilo, aí sim começarei a me dedicar". Os profissionais de sucesso sempre dão a melhor resposta diante das piores adversidades, assim como um jogador de futebol que para ser convocado para Seleção Brasileira não deve esperar a convocação cair do céu, mas precisa mostrar seu talento, na prática, fazendo o seu melhor a cada dia.
Portanto, se o seu objetivo é se destacar profissionalmente, tenha como marca forte o comprometimento, reconheça a importância de seu papel e nunca esqueça que o maior responsável pelo seu sucesso profissional é você mesmo.

Fonte: RH.com.br
Autor: Cersi Machado
VG

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