sexta-feira, 15 de março de 2013

Abílio Diniz: "Você tem que saber o que quer!"

Abílio falou sobre gestão, liderança, os jovens brasileiros e até sobre os valores que traçam sua vida. A história do administrador de empresas Abílio Diniz, sem sombra de dúvida, daria um bom roteiro de um filme. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto.

Aos 75 anos, o presidente do Grupo Pão de Açúcar acumulou muitas conquistas profissionais, figura-se como um dos homens mais ricos do Brasil, já foi sequestrado por terroristas chilenos, enfrentou uma disputa em família pelas ações dos negócios e foi até condenado, em 1996, a um ano e quatro meses de prisão por realizar uma operação de empréstimo considerada ilegal (posteriormente absolvido pelo Tribunal Regional). 

Ele foi um dos palestrantes do auditório principal na ExpoManagement e não poupou assuntos diante de aproximadamente cinco mil executivos. Abílio falou sobre gestão, liderança, os jovens brasileiros e até sobre os valores que traçam sua vida. Veja alguns dos principais tópicos abordados pelo empresário.


Pilares

Abílio Diniz defende seis pilares para qualquer ser humano. Segundo ele, através desses pilares é possível ter uma vida mais saudável e ser uma pessoa mais feliz.

Atividade física - "As pessoas não precisam ser atletas, mas tem que cuidar do seu corpo". Para ele, mover o corpo seja numa caminhada, na musculação ou em um esporte traz muitos benefícios.
Alimentação - "Eu gosto de comer tudo que vocês gostam, mas o que atrapalha muitos é a continuidade e o excesso". Abílio destaca que comer afeta diretamente nosso corpo, nossa mente e nosso humor.
Controle do estresse - "Não existe mundo sem estresse, o que você precisa é controlar ele e isso é possível. Tente se estressar com as coisas realmente importantes, pode ter certeza, se você colocá-las no papel, não vai escrever nem a primeira página".
Autoconhecimento - "é preciso meditar sobre si próprio, conhecer um pouquinho que está lá dentro da gente, por que eu fiz tal coisa".
Espiritualidade e fé - "Existe uma coisa que eu sinto que me faz forte: é minha fé", destaca o empresário. Ele se diz a favor de todas as religiões, pois todas levam a Deus.
Amor - "Esse é o mais fácil de entender. Não dá para viver sem amor pela família, pelo trabalho, pelo esporte, pela natureza. [...]. O amor deve ser o motor do carro da vida".


Gestão e processo

"O que define uma empresa é gente e processo, independente do seu tamanho e do mercado", destaca o executivo do Pão de Açúcar. Para ele, uma empresa tem que ter processos bem claros e definidos para não ficar perdida. No entanto, para o processo acontecer, Abílio destaca que é preciso focar nas pessoas.
"Nada se faz sem gente [...]. As empresas têm que ser humanas. É preciso olhar para as pessoas, para que elas estejam identificadas e felizes com o que estão fazendo", indica. Abílio também destaca uma frase clássica de Jim Collins, um dos principais pensadores da Administração moderna: "é importante ter gente certa para os lugares certos".


Cliente

"O cliente é nossa razão de existir", afirma. Segundo Abílio, a dedicação dada ao cliente transformou o Pão de Açúcar em um grupo bem sucedido. Ele destaca que esse deve ser o guia de todas empresas, mesmo para aquelas que só visam o lucro, pois é o cliente que vai dar o dinheiro. 


Reuniões de trabalho

Abílio se mostra contra o excesso de reuniões numa empresa e diz que isso demonstra falta de foco  e um modo de dividir a responsabilidade por um eventual erro de estratégia. "Por exemplo, existem empresas que sempre fazem reuniões e geralmente isso acontece porque não sabem o que fazer", aponta. 


Jovens

"O futuro está com os jovens e, para mim, é muito importante estar com eles", declara Abílio ao falar sobre seu curso de liderança destinado aos jovens executivos realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Ele comenta que o curso está na quarta turma e seu principal objetivo é passar um pouco de sua experiência para eles.


Valores

Para Abílio é fundamental ter valores claros para conduzir sua ações. E para o executivo, a  humildade, a disciplina, a determinação, a garra e o equilíbrio emocional são as principais.


Humildade 

"Não é uma questão de vestir roupa velhas ou fazer voto de pobreza. A humildade é saber ouvir, ter vontade de aprender, de sempre querer saber mais, pois você nunca sabe tudo [...]. É tratar as outras pessoas sem indiferença".

Determinação e garra

"Você tem que saber o que quer, tem que questionar e buscar aquilo com garra".

Disciplina 

"Para mim isso é quase uma ferramenta e não apenas um valor. Eu considero que as pessoas só conseguem fazer as coisas com disciplina. Mas é preciso fazer com alegria, com satisfação".

Equilíbrio emocional

"Se você quiser pegar apenas uma característica das pessoas para contratar, tem que ser o equilíbrio emocional. A vida é cheia de papéis - como marido, no trabalho, no esporte - mas você tem que buscar equilíbrio para realmente ter uma vida melhor". 

Fonte: Administradores.com





FM






0 comentários:

Postar um comentário