segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nova Implementação - Configuração dos dados para o link "Trabalhe Conosco" no site

    A partir da versão 1.1.43.34 foi implementada no sistema uma nova opção para que o usário do Fortes RH que possue site já tem configurado um link para cadastro de currículos (Trabalhe Conosco), possa parametrizar o que o seu candidato precisa cadastrar de informações para o currículo.
Leia mais sobre o assunto.


Dicas de livros para a área de Gestão de Pessoas

Como profissionais da área de gestão de pessoas precisamos estar sempre sintonizados com informações e novidades sobre  os assuntos que norteiam esse processo de desenvolver pessoas. Veja a lista completa de alguns  livros  que  selecionei e que farão diferença na aquisição de conhecimento.

Rebaixar a Função e Manter o Nível Salarial – É Legal?

por Portal Tributário
    A legislação trabalhista engloba uma série de princípios de proteção ao trabalhador, este que é considerado, via de regra, como o hipossuficiente (o mais frágil) na relação contratual.
    A própria CLT ao definir o conceito de empregador dispõe como sendo aquele que assume os riscos da atividade, mas que detém o poder de mando, ou seja, dirige a prestação de serviço.
    Assim, visando a limitação da arbitrariedade do empregador ao exercer este poder de mando, o legislador buscou equilibrar esta desigualdade ao estabelecer no art. 468 da CLT que:
“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”
    Saiba mais sobre o tema.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cargos e Salários – planejamento que traz benefícios e retêm talentos

As políticas salariais são realizadas através do plano de cargos e salários o qual normatiza, internamente, a sistemática de promoção e progressão da carreira dos profissionais de uma empresa.
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas. O sistema Fortes RH auxilia na formação  e estruturação do PCCS`S (Plano de Cargos Carreira e Salários). Saiba mais sobre o tema.

Planos de saúde têm novas regras, saiba como proceder

A partir desta quarta-feira (2), cerca de cem novos procedimentos passam a ser cobertos pelos planos de saúde. As mudanças, que garantem cirurgias e tratamentos até então não cobertos aos segurados, valem para todos os planos contratados a partir de 1999.

Confira as principais novidades no rol de procedimentos da ANS

terça-feira, 21 de junho de 2011

Nova Implementação - Gestão Estratégica através de Painel de Indicadores

     Foi implementado a partir da versão 1.1.43.35 um painel de indicadores para o módulo de C&S e para o módulo  de Info. Funcionais que auxiliarão o setor de Desenvolvimento Humano na tomada de decisões e acompanhamento dos indicadores da empresa.  
    O conceito de que a qualidade é importante surge em 1970, com o renascimento da indústria japonesa que, seguindo os preceitos do consultor americano W.E. Deming, faz da qualidade uma arma para a vantagem competitiva.
    Um excelente projeto e um alto e consistente nível de qualidade, aliados aos preços competitivos e a condições de bons serviços pós-venda fizeram com que várias empresas conquistassem fatias expressivas de diferentes mercados de produtos.
   A razão de se estabelecer uma gestão de qualidade é de que o mercado está em constante mutação: os clientes exigem uma nova postura empresarial; os concorrentes cada vez mais agressivos, e hoje não se limitam apenas ao mercado nacional; economia e política estão cada vez mais dinâmicas. Nos dias atuais, a qualidade está no conceito de gerenciamento das empresas, pois não há como sobreviver no mercado sem qualidade. Para isso o setor de Desenvolvimento Humano conta com um aliado estratégico para Gestão de Pessoas, os indicadores sejam demográficos, financeiros e/ou sócio-econômicos.
   Ricardo Mafitano, vice-presidente mundial da Praxair, nos Estados Unidos, e ex-presidente da White Martins, no Brasil, costuma dizer que quem não mede não chega.
Saiba mais sobre o tema.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimentação - É uma obrigação ou uma faculdade do Empregador?

A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado. 
Não obstante, o art. 458 da CLT dispõe que a alimentação fornecida pelo empregador ao empregado, está compreendida no salário: 
Art. 458 da CLT:
Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas. A redação deste artigo foi dada pela Lei 229 de 28.02.1967 e como podemos deduzir, imagina-se que nesta época ainda era possível que o trabalhador tivesse condições (tempo suficiente) para se ausentar do trabalho e fazer sua refeição em sua residência. 
Com o crescimento da economia, o mercado de trabalho tomou uma dimensão gigantesca e observamos, já há muito tempo, que é um privilégio do trabalhador que ainda continua tendo suas refeições diárias no ambiente familiar, pois se tornou uma situação natural residir em uma cidade e trabalhar em outra ou, ainda que a residência seja na mesma cidade em que labora, o tempo de deslocamento entre o trabalho e residência não seja inferior a 1 (uma) hora. 
Assim como em vários outros aspectos trabalhistas, a questão da alimentação vem sendo tratada por força de ajuste individual com o empregador ou de normas coletivas (convenções e acordos coletivos e sentenças normativas).
Saiba mais sobre o tema.

Como dar um feedback sem magoar

Particularmente, não gosto do termo “crítica construtiva”. Primeiro, porque a maioria das pessoas que criticam não o fazem de forma realmente construtiva. Segundo, porque se você trabalha com pessoas para uma empresa onde o sucesso depende do coletivo, deve estar preparado para receber críticas e dar críticas. Infelizmente, grande parte dos profissionais não estão preparados para nenhum nem outro.
É normal querer ser simpático e evitar ferir os sentimentos das pessoas. Dá para entender que alguém se sinta mal ao receber uma crítica. Mas isso não é aceitável e muito menos produtivo. Precisamos estar abertos às críticas, seja para dar ou receber. Não é fácil, mas precisamos implantar a cultura da crítica na nossa empresa e na nossa carreira. Como diz o consultor Peter Bregman:
Dar feedback às pessoas é um ato de confiança e segurança. Isso demonstra que você acredita na habilidade de mudar da pessoa, que ela irá usar a informação para se tornar melhor, e que você acredita em seu potencial
Saiba mais sobre o tema.

Dicas para quem passa muito tempo em frente ao computador

Especialista da Fundacentro dá dicas para quem trabalha em frente ao computador. Leia mais sobre o assunto.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Liderar com tempo

Segundo o autor Christian Barbosa a preocupação no desenvolvimento de líderes tomou conta das prioridades corporativas nos últimos anos. Diversos treinamentos, abordagens, literaturas e gurus foram lançados ao redor do tema da liderança. Eu concordo que o investimento é válido, pois o líder realmente pode fazer a diferença no resultado de uma equipe. Saiba mais sobre o assunto.