sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Administração de Conflitos na Organização

Sobreviver não é fácil, principalmente quando se busca esta sobrevivência em um mercado profissional altamente competitivo como se desenrola o atual cenário profissional, com todo mundo buscando um lugar ao sol.
Relacionar se nunca é uma tarefa simples, pois, nunca em um relacionamento viveremos uma eterna harmonia e mais cedo ou mais tarde seremos obrigados a revermos as nossas relações. Em um ambiente profissional sempre somos avaliados por nossas atitudes e sempre estamos avaliando ou julgando as atitudes dos nossos colegas independentes de quais sejam os seus níveis hierárquicos.
E quando menos esperamos, lá esta ele, “o conflito” ou seja, o choque de ideias, de sentimentos, de atitudes ou de interesses que podem ser considerados incompatíveis, saber contorná-lo pode fazer toda diferença. Clique em ''mais informações'' e saiba mais sobre esse assunto.

Para se manter ou progredir em um emprego atualmente, não é mais necessários somente sermos eficientes ou competentes ou até mesmo termos conhecimentos em determinados assuntos, pois, sobre isto os centros acadêmicos, preparam milhares de novos profissionais supostamente preparados teoricamente. Porém, para se manter no emprego atualmente, há que se buscar um equilíbrio emocional, um algo a mais, que nos dê destaque.
Se há algo no qual os profissionais podem diferenciar-se, é no relacionamento com os outros profissionais que participam do cenário organizacional, pois se relacionar bem exige exercer a alta capacidade de concentração, de criação ,de inovação e um preparo para suportar pressão, ou seja, saber a hora certa de agir.
O bom relacionamento demonstra maturidade para aceitar que nem tudo é da forma que queremos e com isto nos permite aprender através do instrumental da negociação, que ao nos confrontarmos com a subjetividade do outro, podemos abrir os nossos horizontes quanto às tomadas de decisões.
A sistemática do relacionamento profissional é um campo minado pronto para explodir, aqueles que conseguem traçar um caminho seguro em busca do equilíbrio emocional, largam na frente dos demais, pois, conseguem ter uma visão ampliada de todo o ambiente organizacional e demonstra grande capacidade de trabalhar sobre pressão, artigo muito valorizado no cenário contemporâneo.
Cabe saber que no ambiente profissional existem vários tipos de personalidades e você é obrigado a conviver com todos eles e em contra partida, eles são obrigados a conviverem com você, independente de você ser falador, caladão, mandão, submisso ou de você ser omisso ou até atrevido disposto a correr riscos, até mesmo colocando em risco os demais. Em um ambiente profissional há espaço para todo o tipo de personalidades, sempre haverá um lugar perfeito para cada um, basta saber encontrá-lo.
Para sobreviver em um ambiente assim, aparentemente hostil, é imprescindível reconhecer e respeitar as características de cada um e saber identificar o seu limite e assim respeitar o limite dos outros.
Estabelecer uma meta e um objetivo de um bom relacionamento no ambiente de trabalho, pode vir a evitar desgastes prematuros, pois, o conflito, não é de todo ruim, se as suas consequências não forem desastrosas e para o convívio da equipe. O impasse das ideias, ou seja, o conflito, se bem contornado e administrado, pode gerar frutos benéficos.
Uma equipe tem que ser formada por pessoas diferentes, mas, a diferença entre elas não pode em nenhum momento ser barreira para o crescimento, pois, se duas pessoas sempre pensam iguais em uma equipe, uma delas com toda certeza, não tem tanta necessidade.
Vale a pena exaltar, que as diferenças geram conflitos e é a administração deste conflito, que pode ser o condutor, ou para ao sucesso ou ao fracasso da equipe.
Neste contexto, é de fundamental importância, o papel do líder na administração dos conflitos, pois, o líder que souber dentro da sua equipe reconhecer as características comportamentais, os conhecimentos e as expectativas de futuro de cada um dos seus comandados, com toda certeza, será o guia que levará sua organização ao estrelato máximo.


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