sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Plano de Cargos e Salários

  Em face da divisão do trabalho e da organização funcional, as necessidades de recursos humanos para a organização, sejam em quantidade, sejam em qualidade, são estabelecidas através de um Plano de Cargos e Salários.
 
O Plano de Cargos e Salários é um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário.
Também estabelece funções de autoridade e responsabilidade, o que auxiliará, por sua vez, a racionalização e simplificação do trabalho, reduzindo as queixas e a movimentação do pessoal, elevando o moral e melhorando as relações entre dirigentes e funcionários.
                                                                    Clique em ''mais informações'' e saiba mais sobre o assunto.



Objetivo
O plano de Cargos e Salários tem como objetivo deixar transparente para o colaborador as regras de ascensão e política salarial da empresa. Assim, quando o colaborador entra na empresa, já sabe qual sua perspectiva de carreira e possibilidades na empresa. Também fica claro para todos que não é ser amiguinho do chefe ou se dar bem com o dono da empresa que garantirá um bom salário.

Decisão de implantar um plano de Cargos e Salários
É crucial que os dirigentes e gerentes abracem a ideia. Nenhum projeto vai para frente sem o apoio dos líderes da empresa. Cargos e salários não é nenhuma exceção. Isto não significa simplesmente achar o plano “legal”, mas estar consciente de que novas contratações deverão obedecer o plano assim como aumentos para o quadro de pessoal atual.  Assim, como entender que apesar da implantação resulte em algum aumento da folha atual, a repercussão dos resultados será a escolhida especialmente na atração e retenção de talentos. Os setores de Recursos Humanos (RH) e de Departamento Pessoal (DP) também devem estar bem sensibilizados com a ideia, afinal, eles deverão ser os escudeiros da manutenção do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário