terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nova Implementação: Gerenciamento de competências para os cargos


Na versão 1.1.53.45, foi implementado no sistema RH, o cadastro e gerenciamento de níveis de competência, tanto para candidatos, quanto para os colaboradores. Para que seja feito esse procedimento, é necessário que o usuário ao cadastrar um cargo insira as competências atribuídas para assumi-lo. Após o cadastro das competências atribuídas ao cargo, o usuário deverá inserir os níveis de competência, em C&S > cadastro > níveis de competência. Essa implementação está vinculada diretamente ao Plano de Carreira e Salários (PCCS’s) que a empresa deseje fazer. Clique em ''mais informações '' e saiba mais sobre esse tema.

Como movimentar essa funcionalidade no sistema:
1° Passo: O RH deverá estabelecer as competências organizacionais, deve-se analisar a descrição das funções (cargos e faixas) e determinar quais das competências organizacionais são necessárias para cada faixa salarial, ou seja, é determinar o perfil ideal para a função desempenhada pelo nível I, II e assim sucessivamente. Após determinar as competências por nível e função o usuário poderá inserir as competências no sistema. Fluxo: C&S > cadastro > cargos e faixas
2° Passo: O usuário deverá definir os níveis de competências que será avaliado para os candidatos e/ou colaboradores, como por exemplo: Ótimo, Bom, Regular atribuindo um peso para cada um desses níveis.  Fluxo:  C&S > cadastro > níveis de competência.
3° Passo: Ao fazer o processo seletivo e identificar as competências dos candidatos, o usuário terá a opção de inserir no sistema as competências avaliadas no processo, com isso, ele irá analisar se o candidato esta apto ou não para assumir o cargo.
Fluxo: R&S > Movimentações > Solicitação de Pessoal
4° Passo: Adotar o método de avaliação para identificar quais são as competências dos colaboradores para saber o que eles têm a oferecer e quais são as competências que precisam ser aprimoradas. Após a identificação, o usuário poderá inserir no sistema e visualizar os níveis de competência apresentadas por seus colaboradores. Fluxo: Info. Funcionais > cadastros > colaboradores > competências.
Ao ser feito toda analise das competências dos colaboradores da organização, o RH poderá emitir do sistema, os seguintes relatórios:
  • ·         Colaboradores com nível de competência inferior ao exigido pelo cargo/faixa:
Esse relatório possibilita que o RH elabore um plano de desenvolvimento para o colaborador atingir as competências exigidas pela função. Fluxo: C&S > relatório > Colaboradores com nível de competência inferior ao exigido pelo cargo/faixa

  • ·         Matriz comparativa de competências de Colaborador x Cargo/Faixa:

Possibilita que o RH visualize as competências que o cargo necessita e o que o colaborador oferece, terá um gap de comparação do cargo x colaborador. O Gap apresentado no sistema Fortes RH define os espaços (lacunas) que precisam ser desenvolvidas nesse colaborador, bem como o percentual de assertividade que é apresentado para o mesmo. Fluxo: C&S > relatório > Matriz comparativa de competências de Colaborador x Cargo/Faixa.

Essa funcionalidade foi criada no intuito de auxiliar o RH na gestão de competências, que tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. A tríade formada por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C.H.A.) abrange o profissional em todos os aspectos de sua atuação. Quando a empresa consegue entender quais elementos da tríade CHA necessita para atingir suas metas, ela tem em mãos um poderoso ferramental para promover a melhoria de seus colaboradores, em função destas competências.



Fonte: Ente Tecnologia
Autora: Karina Souza

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