terça-feira, 5 de julho de 2011

O segredo do controle das emoções

É bem provável que algum dia você já tenha ouvido algo do tipo: “não consigo me desligar dos meus problemas”, mesmo não estando naquele ambiente. Na verdade é bem provável que você também já tenha dito algo parecido um dia . Ou não? Conheça algumas dicas  práticas que irão te ajudar no controle das emoções.








Leia mais sobre o tema!
1.separe os ambientes: o trabalho, o estudo e a vida pessoal;
2.no trabalho, tente focar nas atividades a realizar para que você possa tirar o foco de todo e qualquer tipo de problema pessoal;
3.já no ambiente de estudo, atente-se somente naquilo que está sendo exposto naquele momento;
4.e na vida pessoal, esqueça o trabalho, o estudo, tente se desligar, a não ser que tenha tarefas extras, e tenha foco somente naquilo que está vivendo alí e agora, ou seja o convívio familiar, o lazer, desta forma alcançará melhora na sua qualidade de vida;
     Embora os problemas não seja uma maleta que temos a opção de deixá-la na porta antes de entrar, você tem a opção de escolher não carregá-la para todos os lugares. Procure não levar problemas de um ambiente para o outro, lembre-se que somos movidos por emoções, e que precisamos controlar primeiramente as nossas emoções, para que possamos lidar com a emoção dos outros.
     E sempre que possível faça a seguinte analise: Estou feliz da maneira que tenho enfrentado as minhas emoções? Será que posso fazer algo para mudar? O que é mais importante para mim?
     Após responder essa perguntas inconscientemente você chegará à conclusão de que sempre podemos mudar a nossa história, mas que para isso uma palavra é muito importante “atitude”, ou seja a decisão de fazer algo, a escolha, a busca, a determinação.
     A partir de agora você tem em mãos “o segredo”, ou seja , as dicas e os passos para controlar suas emoções, então porque não tentar?
     Sempre digo que para nosso dia ser bom ou ruim depende de nós mesmos! Mas se as empresas também incentivarem e oferecerem formas ( ex: treinamentos ) aos seus colaboradores neste controle de suas emoções, ao final os lucros serão de ambas as partes, como se fosse uma “negociação ganha ganha”, onde os dois lados devem ganhar sempre.
     Pois a grande realidade de nossas vidas é o fato de que passamos a maior parte do nosso dia no trabalho no meio de pessoas com perfil diferente do nosso, por isso digo que é muito importante que a empresa também trabalhe com a emoção dos colaboradores, ajudando a diminuir a ansiedade nos profissionais, atuando diretamente na intenção de manter o clima organizacional mais saudável e produtivo.
     Agora que já contei o “segredo no controle das emoções”, convido a todos à compartilharem o mesmo assim como eu, pois a diferença é V-I-V-E-R o que aprendemos, não amanhã e sim hoje.

Um comentário:

  1. É realmente muito importante equilibra a vida e encontrar o momento certo de cada Emoção!!!

    ResponderExcluir