segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dinâmicas de Grupo


Os profissionais que trabalham com Desenvolvimento Humano têm um desafio em suas mãos, o de conhecer um pouco do perfil comportamental de seus candidatos e colaboradores, bem como trabalhar motivação, comunicação e relacionamento em um grupo específico de trabalho. Escolhi algumas dinâmicas para lhes ajudarem nesse processo.
 Leia mais sobre o assunto!

Abaixo foram listadas algumas dinâmicas que trabalham aspectos como relacionamento, lideração e comunicação. Modifique se achar necessário,  a forma e o conteúdo, adaptando-os às condições do seu grupo e aos objetivos que você quer atingir. Use a imaginação e a criatividade e aproveite as idéias aqui sugeridas!




CONCORDO DISCORDO

Categorias: - Assertividade - Comunicação - Poder de persuasão e influência - Respeito e Valores Pessoais
Objetivos: Exercitar a capacidade de persuasão, formas de comunicação, bem como proporcionar aprendizagem.
Nº de Participantes:
de 8 a 20 participantes
Material: Cartelas previamente elaboradas, contendo frases, expressões ou palavras que possam gerar polêmica ou elucidação.

Desenrolar: Esta dinâmica é indicada para grupos de estudo ou treinamento formado por pessoas que já convivam juntas e que precisem exercitar sua comunicação e o "colocar-se no lugar do outro".
Previamente o facilitador espalha as cartelas no chão ou sobre uma mesa. Cada uma das duplas deverá discutir sobre um tema (frase, expressão ou palavra), onde, um dos dois coloca todos os prós, e o outro, todos os contras, ou seja, um concorda com o que está escrito na cartela, o outro discorda. O facilitador orienta que cada dupla, antes de pegar sua cartela escolha de quem vai concordar e quem vai discordar. Solicita-se finalmente que UM dos membros de cada dupla vá até as cartelas e pegue uma.
Cada dupla terá cinco minutos para sua discussão, persuasão, aceitação ou, quem sabe, consenso.
Após cinco minutos invertem-se os papéis. Quem concordou passa a discordar vice-versa.

Ao final, o facilitador abre para comentários tais como:
Quais os sentimentos ou dificuldades de concordar ou discordar?
Como foi colocar-se no lugar do outro?
Nossas opiniões foram baseadas em preconceitos?
Temos ou não temos preconceitos?

Sugestões de frases ou palavras para as cartelas: Componentes nucleares.

Aborto.
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo".
Quem tem competência se estabelece.
A conquista é uma questão de sorte.
Habilitação no trânsito aos 16 anos.
Bater nos filhos.
Globalização.
Desmatamento na Amazônia.
Salário (altíssimo) de jogador de futebol.
Mulher no comando de empresas.
Homem cozinhando, fazendo supermercado, participando de reuniões de pais na escola, etc..
Distribuição das finanças no lar: cada um deve ser dono do seu salário.
TV por assinatura.
Sexo na Internet.
Infidelidade: os direitos são iguais? 



COMUNICAÇÃO POR MÍMICA 

Categorias: - Comunicação não verbal - Criatividade
Objetivos: Desenvolver a criatividade e desinibição.
Nº de Participantes:Não há limites
Material: Papel e caneta para cada participante.

Desenrolar: Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta.Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam.
Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas.
Podendo representar uma palavra mais fácil, dividi-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.


FORÇA DO TRABALHO EM EQUIPE

Objetivo: Interagir com o grupo e refletir os problemas em grupo.
Desenvolvimento: Entregar 1 (um) balão para cada membro do grupo, ao som de uma música. Todos os participantes ficam ao centro do círculo e começam a jogar os balões para cima. O animador vai pedindo aos participantes que sentem e os demais não podem deixar os balões cair.
Conclusão: Quando os problemas são muitos e somos só um, sentimos mais dificuldades para resolver. Com o trabalho em equipe os problemas se resolvem mais rápido.

 
FOLHA E PERCEPÇÃO

Categorias: - Comunicação , Criatividade e Liderança
Objetivos: Desenvolver a criatividade e desinibição.
Nº de Participantes:Não há limites
Material: Papel para cada  participante. 

Desenvolvimento: Dar a cada participante uma folha de papel em branco. O facilitador pede aos participantes para fechar os olhos e segurar o papel na mão. Em seguida o/a facilitador/a dará as instruções aos participantes, que eles/as colocarão em prática, com os olhos fechados, em sua folha pessoal.

• Dobre a folha em dois
• Rasgue a parte direita, de cima
• Dobre outra vez a folha
• Agora rasgue a parte esquerda acima
• Dobre novamente
• Tire a parte esquerda de baixo
• Dobre novamente
• Tire a parte direita debaixo.

Depois das instruções, cada participante pode abrir os olhos e comparar sua folha com as folhas dos demais.
Embora as instruções sejam iguais para todo o mundo, a percepção não é igual para todo o mundo, chegando a resultados bem diferentes



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