O
líder realmente não motiva, porém, como grande responsável pela
existência de um bom clima organizacional na empresa, deve cuidar para a
manutenção de um bom ambiente que favoreça a motivação de seu pessoal. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.
A
atuação competente do líder é fundamental em vários aspectos, cria
clima organizacional motivador, mas o contrário pode tornar o ambiente
num clima organizacional amplamente inviável.
A cultura expressa tanto àquilo que as pessoas são quanto aquilo que querem ser.
A perspectiva empreendedora da gestão exige do líder visão multifuncional e integrada da organização, o que
significa não só planejar, organizar, coordenar e controlar, mas também atuar como líder e parceiros de seus empregados, mantendo o foco nos negócios da empresa.
O
líder é um dos grandes responsáveis nas organizações por essa missão
complexa de encaminhar as pessoas nos processos de mudança em direção a
um ponto definido como ideal na visão de futuro.
Quando existe unidade de visão, é mais fácil manter a identidade organizacional e centrar os esforços no foco desejado.
A iniciativa dos funcionários deve ser valorizada, bem como compartilhada a tomada de decisão pelo líder.
É
papel também do líder estabelecer uma ponte entre as necessidades de
estima e de apreciação de seus subordinados e aquelas de auto-realização.
O feedback autêntico ao empregado, por exemplo: pode levá-lo a se motivar, criando nele a ânsia de realizar mais e melhor.
O
estímulo à descontração, à criatividade individual e ao envolvimento
com os resultados desejáveis possibilita ao líder criar o ambiente
adequado para que a motivação se desenvolva.
Inclui-se
neste papel a responsabilidade pela manutenção de qualidade de vida
satisfatória para a equipe em seus múltiplos aspectos e necessidades.
Quanto
mais se investir na satisfação das necessidades das pessoas, temos mais
oportunidades da realização humana mais positiva será o impacto sobre a
competividade da organização.
A
excelência buscada por toda e qualquer organização, seja nos serviços
ou produtos que oferece, depende de sua disposição institucional de
incorporar qualidade não apenas nos processos, mas principalmente no
relacionamento com as pessoas, vê-las como clientes internos que nela
trabalham o que significa ver o empregado em sua dimensão técnica e compreendê-lo em sua dimensão humana.
Nenhum
liderado deve temer seu líder, mas sentir respeito; como também seu
líder ver e tratar todos os membros da equipe com respeito e empatia.
O
líder não precisa ter o controle absoluto da equipe, porém conhecer
pelo menos o necessário para que haja uma comunicação ótima entre todos.
Também
precisa ter um estilo de liderança em que deve conduzir seus liderados
com argumentação e explicações sobre a situação e motivos de suas ações,
dando aos liderados oportunidades de serem ouvidos e considerados.
Dando mais espaços para as pessoas participarem de suas decisões.
Uma
equipe motivada não é somente a suprema conquista do líder, mas uma das
principais condições para geração de lucros nas empresas.
Trabalhadores motivados se superam.
O líder se complementa.
Atinge plenamente as expectativas da empresa.
Fonte: RHPortal
Fonte: José Julio Camêlo Ferreira
KS
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