O ritmo acelerado de contratações e promoções traz um desafio a mais
ao dia a dia: como lidar com os novos chefes e os colegas
recém-chegados? Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto
Há muitos novos colegas chegando de outras
companhias, o que exige jogo de cintura e flexibilidade dos
colaboradores mais antigos para lidar com situações do dia a dia.
Explicar a dinâmica do trabalho, cooperar com os
recém-chegados para preservar o desempenho do grupo e colaborar com eles
para cumprir suas próprias metas. Essa realidade é ampliada se
considerarmos os estrangeiros que têm vindo ao Brasil para trabalhar e
os novatos que foram promovidos recentemente. Como se sair bem nessa
tarefa de “anfitrião corporativo”? a melhor dica é saber se colocar no
lugar do outro. Ao fazer isso, o funcionário antigo identifica as
dificuldades que os novos enfrentam e, ao entender suas necessidades,
conseguirá ajudá-los melhor, essas boas vindas são determinantes, pois definem como será o relacionamento no futuro.
Veja a seguir como lidar com os novos chefes e com os colegas recém-chegados.
1-Chefe novo chega ao setor
Como agir: Não seja resistente. Mostre-se aberto às mudanças e disposto a encarar a nova aventura ao lado dele. Essas são posturas recomendáveis quando um novo chefe assume. Desapegar-se do que já foi feito, ter tolerância, apoiar as modificações e ajudar o gestor na avaliação de riscos são atitudes positivas.
Como agir: Não seja resistente. Mostre-se aberto às mudanças e disposto a encarar a nova aventura ao lado dele. Essas são posturas recomendáveis quando um novo chefe assume. Desapegar-se do que já foi feito, ter tolerância, apoiar as modificações e ajudar o gestor na avaliação de riscos são atitudes positivas.
Cooperar é muito diferente de ser bajulador. O risco de parecer puxa-saco existe, caso o funcionário se ofereça para resolver assuntos pessoais do chefe dentro da empresa, como cuidar da vaga de garagem dele. Evite atitudes desse tipo. Pode causar uma primeira impressão ruim.
2- Colega novo vem de outra área ou de outro mercado
Como agir: Compartilhe as especificidades da função naquele segmento com o novo colega. Afinal, você conhece bem as demandas e a rotina do negócio. Ao mesmo tempo, não menospreze a experiência do recém-chegado. É preciso manter uma postura de curiosidade para descobrir do que o outro entende, em vez de achar que ele nada sabe só porque veio de um mercado diferente.
Como agir: Compartilhe as especificidades da função naquele segmento com o novo colega. Afinal, você conhece bem as demandas e a rotina do negócio. Ao mesmo tempo, não menospreze a experiência do recém-chegado. É preciso manter uma postura de curiosidade para descobrir do que o outro entende, em vez de achar que ele nada sabe só porque veio de um mercado diferente.
Tirar dúvidas sobre o trabalho anterior do novo colega o deixa mais à vontade para perguntar. As respostas devem ser simples. Reações de surpresa e ironia devem ser evitadas para não criar constrangimentos.
3- Profissional substitui um funcionário carismático
Como agir: Evite comparações. Esse tipo de atitude gera prejuízo tanto para quem é comparado quanto para quem gasta energia com a prática destrutiva. Caso um colega compare um e outro, não reforce seu comportamento negativo. Pelo contrário, destaque o que o novo integrante da equipe tem de bom.
Além disso, ao entender o que o recém-chegado tem de marcante, o funcionário mais antigo deve tentar descobrir a melhor forma de aprender essas habilidades com ele. E mais: engana-se quem pensa que carisma é tudo. “Ter comunicação clara, focar em resultado, dar feedback construtivo, ajudar no desenvolvimento dos colegas são competências que podem fazer uma pessoa não carismática conseguir a boa vontade dos demais”.
4- Líder novato
Como agir: De início, o funcionário precisa apoiar o chefe recém-chegado que quer mudar tudo, ainda que não concorde com a estratégia. Mas deve aproveitar o momento de mudança para sugerir as que julga realmente importantes. Por último, caso discorde de alguma proposta do superior, o subordinado deve pontuar as divergências com um discurso positivo. Proponha fazer as mesmas mudanças, mas de forma diferente.
Como agir: Evite comparações. Esse tipo de atitude gera prejuízo tanto para quem é comparado quanto para quem gasta energia com a prática destrutiva. Caso um colega compare um e outro, não reforce seu comportamento negativo. Pelo contrário, destaque o que o novo integrante da equipe tem de bom.
Além disso, ao entender o que o recém-chegado tem de marcante, o funcionário mais antigo deve tentar descobrir a melhor forma de aprender essas habilidades com ele. E mais: engana-se quem pensa que carisma é tudo. “Ter comunicação clara, focar em resultado, dar feedback construtivo, ajudar no desenvolvimento dos colegas são competências que podem fazer uma pessoa não carismática conseguir a boa vontade dos demais”.
4- Líder novato
Como agir: De início, o funcionário precisa apoiar o chefe recém-chegado que quer mudar tudo, ainda que não concorde com a estratégia. Mas deve aproveitar o momento de mudança para sugerir as que julga realmente importantes. Por último, caso discorde de alguma proposta do superior, o subordinado deve pontuar as divergências com um discurso positivo. Proponha fazer as mesmas mudanças, mas de forma diferente.
Para embasar suas ideias, conte o histórico da área.
Caso a cultura organizacional não estimule a troca de opinião por parte
dos colaboradores, eles devem criar uma relação de confiança com o
gestor para, mais tarde, cavar abertura para fazer sugestões. Primeiro é
preciso ouvir o chefe novo para entender por que a meta de aumento do
desempenho foi estabelecida.
Fonte: abril.com.br
Autor: Desconhecido
VG
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