sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Práticas estratégicas de T&D para planejar e executar treinamentos

Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e consequentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento. Clique em ‘’mais informações’’ e saiba mais sobre o assunto.
Treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem" é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensina-las a mudar de atitudes.
O profissional de treinamento por sua vez, deverá conscientizar os funcionários da importância do autodesenvolvimento e da busca constante do aprendizado contínuo.
Planejando um Programa de treinamento
Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso:
Identificar o cliente: este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Para a identificação, pergunte ao cliente: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades?
Levantamento de necessidades (LN):O LN trará a tona a "carência observada no indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa execução da tarefas de uma função.
Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos: Questionário; Avaliação de desempenho, Discussão em grupo, Pesquisa de clima;  entre outros.
Diagnosticar o problema: nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.
Elaborando um Programa de Treinamento
A elaboração de um programa de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos:
Público-alvo: a correta identificação e análise da população que será atingida pelo programa, garantirá um percentual do sucesso do treinamento.
Objetivos: É o que se pretende alcançar com um programa de treinamento. 
Definição dos temas: Ao se estabelecer os objetivos a serem alcançados, podemos definir quais temas serão abordados e quais assuntos serão levantados dentro deste tema.
Metodologia: é a forma utilizada para o desenvolvimento
do programa de treinamento.
Processos e técnicas: "Vários fatores do treinamento podem influir na escolha da técnica, tais como nível do treinando, forma do treinamento, tipo de necessidades, entre outros.
Plano de aula: Este é um instrumento que irá auxiliar o instrutor na realização do treinamento.
Tempo e custo: O tempo deve ser determinado a partir das necessidades e características do cliente e do público-alvo, assim como a importância do tema a ser abordado. O custo deve ser levado em consideração, e este deve ser confrontado com os benefícios que o treinamento irá proporcionar ao cliente.
Executando um programa de treinamento
Terminada a fase de elaboração do programa de treinamento, entramos na fase de execução, que envolve a convocação dos treinando e a execução do treinamento propriamente dito.
Convocação dos treinando.
Ao convocar um funcionário para um treinamento temos que ser criativos e inovadores, temos que aguçar a curiosidade do público alvo, e para isso, podemos: Usar um convite ou algo mais atrativo; procurar conhecer os pontos fortes dos participantes do treinamento fazendo uma rápida reunião com seus superiores.
Os instrutores
São aquelas pessoas que irão atuar na transmissão do conteúdo teórico e prático do programa de treinamento.
Avaliando os resultados
Ao terminar um treinamento devemos avaliá-lo junto com os participantes do treinamento e checar posteriormente se ele trouxe realmente benefícios para a empresa.
Fonte:
Jorge Eduardo de Vasconcellos
Pós-Graduando em Gestão de Recursos Humanos na UGF
Bacharel em Administração de Empresas pela UGF
E-mail:
ed.rh@mailbr.com.br


 

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