A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo obter informações a respeito do profissional participante. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto
O objetivo inicial da entrevista é confirmar e checar as
informações colocadas no currículo. É o momento para aprofundar e conhecer o
candidato, sua atuação, competências, e verificar se atende ao perfil que a
posição do Cargo/Atividade exige.
Além disso, a entrevista é um instrumento utilizado para medir a capacidade de
comunicação, as habilidades de liderança, os conhecimentos técnicos
determinados, o nível de ansiedade, a capacidade de argumentação e os objetivos
do candidato entre outros conhecimentos e habilidades.
A entrevista é uma oportunidade para checar a maneira como o profissional leva
sua vida pessoal e sua carreira, quais valores possui e se estará adequado ao
Cargo/Atividade e ambiente de trabalho que irá atuar.
Durante a entrevista, fatores como postura, roupas e atitudes contribuem para a
contratação ou a desclassificação do candidato. Segundo selecionadores
experientes, não existem fatores determinantes, já que o resultado da escolha
se dá pela soma de erros e acertos cometidos pelos candidatos.
Ao redigir o currículo, o candidato muitas vezes indica características que
aparentam um determinado nível de experiência ou qualificação. Durante a
entrevista Você pode descobrir que as informações não condizem com a realidade.
A entrevista pode buscar a funcionalidade entre comportamentos verbais e
contingentes, ou seja, que assuntos o candidato traz no currículo e como se
manifesta sobre esses assuntos.
Com as informações do perfil da vaga – Competências técnico-funcionais (ingresso
e desenvolvimento) –, às quais Você participou da definição, é possível
elaborar variáveis, perguntas, formas e métodos que tragam a tona os possíveis
comportamentos que procuramos.
Tendo em mente as Competências técnico-funcionais (ingresso e desenvolvimento)
para o Cargo/Atividade, reflita sobre o que Você quer da entrevista e escolha
uma estratégia que o ajude.
Se Você já sabe que as qualidades técnicas do entrevistado são adequadas pode
ser preferível se concentrar nas características comportamentais.
Laércio M. Garrido, Consultor e Especialista na área de Recrutamento e Seleção
nos ensina:
Algumas
perguntas mais comuns em uma entrevista
• Fale sobre você.
• Quais são seus objetivos de curto prazo?
• Quais são seus objetivos de longo prazo?
• O que você procura em um determinado emprego?
• Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
• Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?
• O que você sabe sobre nossa empresa? O que te atrai nela?
• Fale sobre você.
• Quais são seus objetivos de curto prazo?
• Quais são seus objetivos de longo prazo?
• O que você procura em um determinado emprego?
• Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
• Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?
• O que você sabe sobre nossa empresa? O que te atrai nela?
Algumas atitudes que
não se deve tomar ao escolher a pessoa certa para o lugar certo
• Não permita que o candidato assuma o controle das entrevistas. Respondas suas perguntas sem perder de vista o planejamento de seu roteiro.
• Não queira falar mais do que o candidato, interrompendo-o ou complementando suas informações, como se adivinhasse o que ele iria dizer. Você deverá ouvir a maior parte do tempo.
• Não demonstre irritação ou impaciência. O candidato não deve sentir que Você está ansioso para livrar-se dele. Se não tiver tempo suficiente, adie a entrevista. Cuidado com suas comunicações não verbais.
• Não demonstre surpresa com as informações do candidato. Mesmo que ela tenha sido motivada por aspectos positivos, a tendência do candidato será pensar justamente o contrário. Se não houver jeito, interrompa-o pedindo desculpas e esclareça as razões de sua surpresa (desde que por razões positivas).
• Não se preocupe com as pausas curtas. Dê o tempo que for necessário para o candidato responder às suas perguntas.
• Não admita o candidato se tiver dúvidas sobre algum ponto. Ou você tem condições de esclarecer suas incertezas ou continua a procurar novos candidatos.
Você deve ficar atento aos considerados pecados capitais do candidato
• Querer dominar o entrevistador.
• Ser muito prolixo nas respostas.
• Propor intimidades com o entrevistador.
• Mentir ou demonstrar incoerência nas respostas.
• Falar mal do ex-gerente ou da ex-empresa.
• Divulgar dados confidenciais da empresa em que se encontra atualmente ou em que já trabalhou.
• Demonstrar soberba ou convencimento, elogiando exageradamente a si próprio.
• Falar de forma reticente ou reservada sobre assuntos normais de família.
• Demonstrar ser resistente ou avesso às novidades.
• Ter aparência desleixada e inadequada aos padrões da empresa.
• Chegar atrasado sem justificativa convincente para o fato.
• Não ter autocrítica equilibrada.
• Não demonstrar preocupação em aprender.
• Não permita que o candidato assuma o controle das entrevistas. Respondas suas perguntas sem perder de vista o planejamento de seu roteiro.
• Não queira falar mais do que o candidato, interrompendo-o ou complementando suas informações, como se adivinhasse o que ele iria dizer. Você deverá ouvir a maior parte do tempo.
• Não demonstre irritação ou impaciência. O candidato não deve sentir que Você está ansioso para livrar-se dele. Se não tiver tempo suficiente, adie a entrevista. Cuidado com suas comunicações não verbais.
• Não demonstre surpresa com as informações do candidato. Mesmo que ela tenha sido motivada por aspectos positivos, a tendência do candidato será pensar justamente o contrário. Se não houver jeito, interrompa-o pedindo desculpas e esclareça as razões de sua surpresa (desde que por razões positivas).
• Não se preocupe com as pausas curtas. Dê o tempo que for necessário para o candidato responder às suas perguntas.
• Não admita o candidato se tiver dúvidas sobre algum ponto. Ou você tem condições de esclarecer suas incertezas ou continua a procurar novos candidatos.
Você deve ficar atento aos considerados pecados capitais do candidato
• Querer dominar o entrevistador.
• Ser muito prolixo nas respostas.
• Propor intimidades com o entrevistador.
• Mentir ou demonstrar incoerência nas respostas.
• Falar mal do ex-gerente ou da ex-empresa.
• Divulgar dados confidenciais da empresa em que se encontra atualmente ou em que já trabalhou.
• Demonstrar soberba ou convencimento, elogiando exageradamente a si próprio.
• Falar de forma reticente ou reservada sobre assuntos normais de família.
• Demonstrar ser resistente ou avesso às novidades.
• Ter aparência desleixada e inadequada aos padrões da empresa.
• Chegar atrasado sem justificativa convincente para o fato.
• Não ter autocrítica equilibrada.
• Não demonstrar preocupação em aprender.
Fonte: Observatório RH
Autor: Carlos Alberto
VG
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