Infelizmente há empresas que mantêm a
seguinte mentalidade: para se estabelecer uma boa comunicação com os
funcionários, é suficiente que o líder repasse as atividades que cada um
assumirá e todos se entenderão no dia a dia. Mas, será que isso é, de fato,
suficiente para que os membros de uma equipe estabeleçam uma boa linha de
comunicação entre eles? Clique em "Mais informações'' e saiba mais sobre esse assunto
Confira algumas
características que revelam que uma comunicação falha em uma equipe e as
consequências que isso pode gerar, inclusive, à organização.
1 - À deriva - Uma equipe que não estabelece uma boa comunicação
entre seus membros passa a impressão de um barco à deriva. As pessoas não
assumem as responsabilidades pelas atividades e sempre argumentam que
"pensei que fulano faria isso".
2 - Espírito de equipe? - Um requisito fundamental para que as pessoas
forme uma equipe é a presença da comunicação clara. Sem a presença dela, não
adianta "tentar" disseminar a importância do espírito de equipe, pois
isso será sempre uma utopia para as pessoas que atuam na empresa.
3 - O líder - Quando
ocorre fala na comunicação interna é sinal de que o gestor deve entrar logo em
ação, para que ele possa neutralizar a raiz do problema. Se o gestor não sentir
que seu time está com dificuldades, é o momento de entrar em ação com outras
ferramentas de comunicação interna, entre as elas a "tradicional"
reunião presencial.
4 - Retrabalho - Sem
uma comunicação estabelecida, as pessoas ficam perdidas e passam a adotar o
"eu me viro". Isso faz com que as chances de que ocorram erros sejam
significativas e essa realidade traz consigo o retrabalho.
5 - Desempenho prejudicado - Uma vez que o retrabalho surge a partir da
falha de comunicação entre os profissionais, tanto o desempenho individual
quanto o da equipe será prejudicado, uma vez que os colaboradores poderiam
estar usando o tempo para se dedicarem a novas atividades e desafios.
6 - Conflitos - A
falha da comunicação na equipe cria uma bola de neve. Surge o erro e,
consequentemente, o retrabalho. E de quem é a culpa? Dificilmente alguém
chegará para assumir a falha diante do líder e da empresa com receio de
represálias. Provavelmente, a "bola do erro" será jogada de mão em
mão e isso provocará arranhões no relacionamento das pessoas. O conflito
torna-se quase que inevitável.
7 - Fofocas - Surgem
os conflitos e a falta de comunicação permanecer. A situação não melhora e isso
dá margens ao surgimento de um fator nada saudável à vida da empresa: o
surgimento de ruídos nos corredores, ou melhor, de fofocas sobre A e B.
8 - Resistências à mudança - Quando a empresa decide instituir um processo
de mudanças, os profissionais entram em caos. Isso porque se no dia a dia, se
eles mal conseguem assegurar que suas atividades fluam e compartilhar o que já
lhes são comuns, quanto mais uma bagagem de informações novas que chegarão em
breve. Lidar com o novo torna-se muito mais complicado quando a comunicação é
falha ou praticamente inexiste.
9 - Imagem da empresa - Uma vez que a comunicação é prejudicada, não
é apenas o profissional que corre o risco de ter a sua imagem comprometida. A
empresa também corre o mesmo risco. Imagine que um cliente deixou de ser
atendido ou recebeu um serviço que o fez desistir da sua empresa.
Provavelmente, o fato não ficará guardado a "sete chaves" e a imagem
da organização que prestou atendimento será arranhada. Quem agradece é a
concorrência.
10 - Turnover - Não
há profissional que se sinta feliz em um ambiente de trabalho que lembra mais a
"Torre de Babel", onde as pessoas parecem falar idiomas completamente
diferentes. É muito mais estimulante ir à busca de novos desafios. É bom
lembrar que a falha na comunicação dentro de uma empresa pode contribuir para o
aumento do turnover (rotatividade de profissionais) e isso é algo que se
apresentado em índices significativos, desestrutura qualquer gestão.
Fonte: RH.com.br
Autor:Patricia Bispo
RB
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