Não há outra maneira de construir a cultura de uma empresa a não ser
pelo tempo. O conjunto de experiências, hábitos, costumes e valores de
uma corporação são frutos de suas experiências de atuação no mercado e
de sua atitude diante das transformações ao longo dos anos, além de seus
direcionadores estratégicos. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.
Desta maneira, a cultura determina como a empresa irá atuar e se
posicionar na sociedade. Ela é transmitida aos funcionários quase que
silenciosamente, através do trabalho do dia a dia, da sua história, da
comunicação e da seleção de seus profissionais.
O grande desafio para as organizações, principalmente para aquelas que
já conquistaram um longo tempo de atuação no mercado, é não cair no
conforto da tradição, confiando que, por terem alcançado um dia padrões
de excelência, não necessitam mais abrir espaço para a inovação. Além de
criar espaço para despertar a criatividade em todos os que trabalham na
empresa, uma boa fonte para abrir caminhos para as novas ideias é
apostar no que pensam os novos profissionais.
Trata-se de um desafio, pois envolve o risco de colocar à prova
conceitos e soluções que foram construídos com a tradição. No entanto, é
justamente dessa tensão entre as duas forças opostas - tradição e
inovação - que provém a energia necessária para mudanças e
transformações, essenciais a uma vida corporativa saudável e
sustentável.
Uma das oportunidades que uma empresa tem para introduzir novos pontos
de vista a sua cultura são os programas de estágio. Ao se abrir para o
que esses profissionais pensam, a organização quebra o paradigma de uma
transmissão hierárquica e vertical da cultura organizacional, e passa a
absorver as novidades diretamente de pessoas muito parecidas com os
clientes e outros públicos com os quais irá se relacionar no futuro.
O estagiário deve ter na empresa onde atua a chance de expor suas
ideias e interagir com as lideranças para desenvolver o sentimento de
pertencer ao grupo e algumas das competências valorizadas pelo mercado.
Em contrapartida, é papel da organização abrir este espaço, para que as
ideias desses novos profissionais aperfeiçoem processos, transformando o
estágio em uma oportunidade de receber as novas influências de uma
sociedade em constante transformação.
Fonte: Vocerh
Autora: Mônica de Oliveira Rocha
KS
0 comentários:
Postar um comentário