quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As empresas e os jovens



Quais são as empresas mais desejadas pelos jovens e o que elas oferecem para serem tão desejadas. No Guia VOCÊ S/A - As Melhores Empresas para Começar a Carreira 2012, encontramos algumas respostas. Existem diversas empresas no Brasil que estão muito atentas ao perfil dos jovens e conseguem integrar diferentes gerações e ter excelentes resultados.Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.


Entender como atrair e reter os jovens é uma questão de sobrevivência para as organizações, que precisam investir tempo e dinheiro neles.

Como os jovens não estão mais submissos às empresas, ao lado de bons salários, crescimento e desenvolvimento profissional, um bom ambiente de trabalho e uma relação de confiança são pontos que fazem uma grande diferença para a sua retenção. É fundamental que as organizações apontem o quanto os jovens estão contribuindo para o crescimento do negócio e sinalizem qual o caminho para agregar ainda mais valor ao trabalho. Para isso é necessário criar canais de comunicação mais eficazes. As melhores empresas não têm poupado esforços em comunicação: cafés com os líderes, reuniões de bom dia ou boa tarde, que recebem até nomes próprios e muitos outros canais estão sendo criados.

Os jovens precisam saber claramente o que as empresas esperam deles. Mas como fazer isso? Oferecendo feedbacks constantes, ou melhor, dando retorno aos jovens de suas ações e comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento humano. Através dele se estabelece um processo de compreensão e confiança em uma relação.

Se as empresas conseguirem fazê-los enxergar significado no trabalho deles e como eles são importantes para o todo, as empresas terão colaboradores focados em resultados.

O jovem traz ideias e comportamentos novos para o ambiente corporativo, sendo perfeitamente possível aprender e construir com eles, necessitando dos mais experientes uma postura mais aberta e humilde. A humildade está intimamente ligada ao respeito. O próprio significado da palavra humildade que no sentido latino vem de húmus, ou seja, terra fértil, já diz tudo. Pessoas humildes conseguem aprender sempre e com todos.

Os jovens também não permitem e nem toleram um estilo de liderança meramente autoritária. A imagem do líder como domador de leões, com uma cadeira e um chicote na mão, não funciona mais, principalmente para os jovens. Eles esperam líderes que os inspirem e sejam exemplos, pois não existe uma maneira mais eficaz de influenciar que não seja pelo exemplo.

Por outro lado, os jovens devem ter um cuidado especial com o imediatismo que, às vezes, os levam a decisões ou a atos intempestivos - o que pega mal, pois são sinônimos de imaturidade. O maior desafio é justamente ponderar a espontaneidade e a falta de experiência.

Outro ponto interessante é que quando percebem que a empresa na qual estão trabalhando não lhes permitirá o crescimento profissional, pois não está lhes oferecendo desafios que esperam encontrar, não pensarão duas vezes em mudar de emprego, sem o menor constrangimento. Por esse motivo, estão mais interessados por empresas jovens, ou que tenham os espíritos jovens. Esse é um comportamento bem diferente de seus pais e avós, que eram fiéis às empresas, buscando sempre estabilidade no trabalho.

As empresas e os jovens devem ter consciência da nova realidade do mercado e se adequar a ela, entendendo claramente que novos problemas devem ser convertidos em oportunidades, exigindo novas maneiras de pensar e agir.

Por Anderson Rocha

Fonte: rh.com.br

T.O.

0 comentários:

Postar um comentário