A Psicologia possui diversas áreas de atuação. Hoje em dia, a
que mais cresce, é a Psicologia Organizacional e do Trabalho que se
expande ao trabalho de Recursos Humanos. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.
A consultoria é uma forma de a empresa contratar os serviços de um psicólogo para executar algumas tarefas por um período de tempo sem que haja vínculos empregatícios. Este psicólogo consultor contribui para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho da equipe de empregados de uma organização. Ele deve identificar e trabalhar os sintomas que existem na organização de maneira rápida e simples e assim, usá-los para chegar às causas dos problemas com o intuito de eliminar os obstáculos.
Cito abaixo algumas das possíveis intervenções que o Psicólogo Consultor pode realizar dentro de uma organização tanto de pequeno, médio e grande porte:
• Recrutamento e seleção de pessoas (Conhecimentos técnicos e teóricos na hora da entrevista);
• Contratação e desligamento (Com o devido suporte psicológico);
• Treinamentos e palestras (Tanto para o conhecimento da cultura e missão da empresa, como também na realização de palestras educativas, motivacionais, etc);
• Diagnóstico organizacional (Muitas vezes as equipes possuem problemas, dificuldades e insatisfações que não são identificadas ou até são, mas de maneira errônea pelo gestor. Por isso o psicólogo é importante, pois tem um olhar crítico e imparcial que permite a descoberta dos pontos que são despercebidos e ameaçam o sistema da equipe);
• Pesquisa de clima (Visa analisar a organização através de seu ambiente assim como o grau de satisfação e motivação dos funcionários; reconhecer a forma que os colaboradores se relacionam com a empresa, etc) ;
• Atendimento psicológico breve (Atendimento aos funcionários de forma individual para que os problemas psicológicos não interfiram no rendimento do trabalho);
• Atendimento psicológico emergencial (Atendimento de urgência – nunca se sabe quando algo pode nos perturbar, para isso, o psicólogo deve estar sempre preparado para trabalhar com diversos assuntos relacionados à vida humana);
• Aplicação e avaliação de exames/testes psicológicos (Testes de habilidades, testes de atenção, testes de inteligência, etc);
• Elaboração de relatórios e laudos
• Encaminhamentos (Se necessário, só o psicólogo poderá encaminhar um funcionário com comprometimentos psicológicos mais graves, para atendimento psiquiátrico)
• Resolução de problemas reais (Dependência química, problemas familiares, etc)
• Elaboração da missão e visão da empresa (Toda empresa precisa basear seus trabalhos em uma missão e ter uma visão para o futuro);
• Efetivar planos da empresa (Pôr em prática os planos e metas que foram traçados) e
• Avaliação de desempenho (Avaliar a qualidade do trabalho dos funcionários e tomar decisões a partir disso).
Fonte: http://psicool.wordpress.com
Autor: Mariana Brantes Vasques – Psicóloga – CRP 06/108819
KS
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